Um homem flagrado com 15 quilos de pescados e três tartarugas, que estavam escondidas em um saco plástico embaixo do banco do carro, foi preso na madrugada desta segunda-feira (30/9) na BR-324, no município goiano de Britânia, a 320 quilômetros de Goiânia. Questionado pela polícia sobre a origem dos animais, o homem respondeu que os havia pegado em uma fazenda para seu consumo.
Conforme informações da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), o homem, que conduzia um veículo modelo Uno cor prata com placa de Britânia, foi abordado no Km-194 da GO-324. A corporação conta que na averiguação do veículo, os policiais encontraram uma caixa térmica que estava no compartimento de bagagem e que continha aproximadamente 15 quilos de peixe da espécie traíra e tucunaré.
Além disso, ainda durante a averiguação no veículo, os policiais acabaram encontrando um saco plástico escondido debaixo do banco do passageiro com três tartarugas vivas dentro.
Homem preso na BR-324, em Britânia, disse que pescados e tartarugas seriam para consumo próprio
Conforme informações repassadas pela PMGO, ao ser questionado pelos policiais sobre os pescados e os animais silvestres, o condutor do veículo contou que eles haviam sido capturados em uma fazenda de Britânia, e que seriam para o seu consumo próprio.
Diante dos fatos, a PMGO deu voz de prisão ao homem e o conduziu para a Delegacia de Polícia Civil de Aruanã, onde ele foi autuado em flagrante no art. 29 da Lei 9.605/98, que proíbe a caça de animais silvestres sem permissão ou licença, e no art. 34, que veda a pesca em período ou locais proibidos por órgão competente.
Segundo a PMGO, após término do procedimento na Delegacia da Polícia Civil de Aruanã os quelônios vivos (ordem de répteis conhecidos como tartarugas, cágados ou jabutis) foram devolvidos ao habitat natural, no Rio Araguaia.