Um frigorífico em Formosa, cidade do Entorno do Distrito Federal, precisou ser evacuado na manhã desta sexta-feira (27/9) após ser constatado o vazamento na pressão de uma das válvulas que comportam amônia. Devido ao ocorrido, 30 funcionários tiveram que ser retirados do local.
O caso ocorreu no frigorífico Via Carnes, antigo Bom Corte, localizado em Formosa. Ao Dia Online, um dos responsável pelo local explicou o acontecido.
De acordo com o funcionário ouvido pelo Dia Online, não houve vazamento de amônia mas sim da pressão da válvula que controla o produto químico. Uma vez que o dispositivo mecânico trabalha com pressão para conter a amônia com segurança, o vazamento representava o risco de propagação do químico que, em contato direto com o ser humano, pode ser nocivo. “Nós evacuamos justamente para não acontecer nada de mais grave”, explica.
O funcionário também conta que apenas a parte dos fundos do frigorífico precisou ser evacuada. Ninguém se feriu.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que informou que chegou a ser acionado, por volta de 9h45, mas quando chegou ao local o problema já estava resolvido. O único papel da corporação na ocorrência foi o de conferência.
Ao contrário do ocorrido no frigorífico em Formosa, em Caldas Novas um vazamento de amônio foi registrado
No dia 4/9, quarta-feira, funcionários de uma fábrica de gelo tiveram que deixar o local às pressas após um vazamento de amônia, em Caldas Novas, no sul de Goiás.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado chegou a ir até o local para conter o vazamento o vazamento. Não houve feridos. Por causa da amônia, os moradores vizinhos tiveram que isolar portas e janelas para que o gás não entrasse nos imóveis na Rua Pará, do Setor Jardim Brasil.
Segundo a corporação na época, três veículos e oito bombeiros foram envolvidos na ocorrência além dos militares, funcionários da própria empresa aturaram no controle ao vazamento.