A Fundação Lemann divulgou recentemente a 9ª edição de um estudo anual que avalia as práticas educacionais de escolas públicas e o nível de aprendizagem dos estudantes, sobretudo aqueles considerados de baixo nível socioeconômico. Mais de 5.000 escolas foram avaliadas no Brasil inteiro, e apenas 100 conseguiram preencher todos os requisitos especificados pelo programa. Dessas, sete escolas de Goiás conseguiram ser classificadas.
A série de estudos “Excelência com Equidade” teve início em 2012, com o objetivo de realizar o mapeamento das escolas públicas brasileiras que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem boa aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de 2015, passou-se a pesquisar também os bons resultados nos anos finais do ensino fundamental. Desta vez, o foco foi o Ensino Médio. A edição deste ano é fruto de parceria entre a Fundação Lemann, Iede, Instituto Unibanco e Itaú BBA.
Os critérios utilizados nesta edição do estudo foram faixa de nível socioeconômico de 1 a 3, de acordo com a classificação de 2015 do Inep; nível de proficiência dos alunos na Prova Brasil 2017 de pelo menos 275 pontos em língua portuguesa e 300 pontos em matemática; taxa de aprovação de no mínimo 95%; resultado igual ou acima da média nacional nas provas objetivas do Enem (maior ou igual a 515 pontos); resultado igual ou acima da média nacional na prova de redação do Enem (maior ou igual a 558 pontos) e média igual ou superior a 500 pontos em todas as quatro grandes áreas avaliadas pelo Enem.
Um total de 5.042 escolas públicas foram avaliadas no país inteiro, mas apenas 100 conseguiram preencher todos as exigências. Quatro estados despontaram na lista, com a maior quantidade de escolas: Ceará, com 55,; Espírito Santo, com 14; Goiás, com sete e Pernambuco, também com sete.
Das sete escolas goianas mais bem avaliadas e que entraram para o “top 100”, três estão em Goiânia. São elas: Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, Colégio Estadual Juvenal José Pedroso e Colégio Estadual Pré-universitário. Já as outras quatro estão em municípios do interior. São elas: o Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, em Inhumas; o Colégio Estadual Polivalente Antônio C. Paniago, em Mineiros; o Colégio Estadual Brasil, em Córrego do Ouro e o Colégio Estadual Professor Sérgio Fayad Generoso, em Formosa.
“Escola é feita com os alunos”, diz diretor de colégio entre as escolas de Goiás que entraram na lista das mais bem avaliadas pela Fundação Lemann
Em entrevista ao Dia Online, o diretor do Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, escola em tempo integral, comemorou o resultado do estudo.
De acordo com José Joaquim, a classificação positiva da escola é originária de um “conjunto de práticas” educacionais adotadas pela escola que vão além da sala de aula. “Muitas vezes as escolas têm um foco no currículo e no aprendizado na sala de aula. Nós aqui temos isso também, mas vamos além”, declarou. O diretor da unidade conta que na escola, os alunos são incentivados à prática de pesquisa e podem escolher as disciplinas eletivas.
José Joaquim explica que o Colégio Pedro Gomes é dividido em núcleo comum e diversificado, e que os profissionais que lá atuam trabalham, além do aprendizado em sala de aula, as habilidades cognitivas e socioemocionais. “O aluno com autoestima baixa pode ter a melhor aula do mundo que ele não vai aprender. Mas quando você trabalha a autoestima dele, ele passa a gostar de estar ali, passa a se envolver no que é apresentado”, conta.
O diretor conta que os métodos aplicados no colégio fazem com que o aluno queira estar na escola e queira estar ali. Para ele, são construídos vínculos que para além da escola. “A escola não é feita para os alunos, é feita com os alunos”, finaliza.