Começa nesta quarta-feira (25/9) as obras da segunda etapa da rede de drenagem e do corredor do BRT, na Avenida Goiás, entre a Avenida Paranaíba e Avenida Anhanguera. O trecho, de aproximadamente 400 metros, deve ser entregue em até 75 dias. Durante a construção, o trânsito para carros e pedestres será bloqueado, sendo permitido apenas o acesso local pela calçada. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra) reforça que o tráfego na Avenida Anhanguera não sofrerá nenhuma interdição em ambos os sentidos.
Nessa segunda etapa da construção da rede de drenagem, que visa solucionar o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da Região Central de Goiânia, o método executivo sofrerá mudanças para aumentar a produtividade dos serviços. Primeiro será feito o rebaixo da pista, em seguida o subleito (uma etapa da terraplanagem), e com o subleito pronto, será executado o serviço de drenagem. Só então entrará na etapa de pavimentação.
“A mudança na estratégia de execução da obra vai permitir um ganho de produtividade e outro fator importante é que o tamanho da tubulação que será usada a partir desse trecho será menor que nos trechos anteriores e pode ser assentada diretamente no subleito da pavimentação, com isso não teremos graves problemas com relação às chuvas”, declarou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos.
Novos bloqueios no trânsito da Avenida Goiás
Hoje, no primeiro dia das obras, o trânsito para carros e pedestres entre a Av. Independência e a Rua 55 será liberado. Entre a 55 e até quase a Av. Paranaíba, só para o acesso local. No trecho entre a Avenida Paranaíba e Avenida Anhanguera, no sentido Norte-Sul, o trânsito será interditado e apenas o acesso local será permitido. Já o cruzamento da Avenida Goiás com a Paranaíba será totalmente bloqueado para trânsito.
Foram implantados desvios na região, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), para garantir a mobilidade com segurança. O motorista que circula na Avenida Goiás, sentido Norte-Sul, acessa o desvio na Rua 61 e segue pela Rua 74 até a Avenida Paranaíba; continua na Paranaíba até a Avenida Tocantins, vira na Rua 3 e retoma a Avenida Goiás.
O motorista que pretende seguir nos sentidos Leste-Oeste e vice-versa pela Avenida Paranaíba terá que evitar o cruzamento com a Goiás. O desvio implantado no sentido Oeste-Leste contorna o Mercado Aberto, acessa a Rua 72, vira na Rua 55 e segue nela até a Rua 68, de onde retoma a Paranaíba. No sentido contrário, o motorista deve acessar o desvio pela Goiás e seguir o mesmo trajeto: Rua 61; Rua 74 e retoma a Paranaíba.
Construção da rede de drenagem na Avenida Goiás
A obra da rede de drenagem teve início em março deste ano, e começou pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Capim Puba, de lá passará pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, seguirá pela Rua 74 e subirá a Avenida Goiás, cruzará a Avenida Independência e chegará até à Praça Cívica.
O trecho entre o Setor Norte Ferroviário e a Avenida Independência já foi concluído. A sequência, na Avenida Goiás, avançará em conjunto com os demais serviços do BRT, com previsão de término para agosto do próximo ano. A rede de drenagem completa tem 2,6 quilômetros e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário; orçamento para as obras é de R$ 7,8 milhões.
Para funcionamento do BRT, serão construídos na Avenida Goiás estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes. As calçadas serão readequadas, conforme as normas de acessibilidade e arborizadas, com a troca das espécies que estiverem condenadas; uma iluminação de LED será adotada em toda a via.
O prazo para conclusão da obra, no sentido Norte-Sul, é dezembro deste ano, e toda a rede, da Praça Cívica até a Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, deverá estar pronta em agosto de 2020.