O presídio de Quirinópolis inaugurou duas salas de aula com capacidade para 90 detentos, nesta segunda-feira (23/9). Os detentos que cumprem pena no local vão estudar pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o Coordenador Regional, Adriano Pereira, o local foi construído com a mão de obra de 20 detentos do presídio, com doações do Judiciário e Conselho da Comunidade em Execução Penal. Outra parte da verba para a construção das salas de aula veio de uma plantação na unidade prisional do semiaberto da região, que também é cultivada por detentos.
As duas salas de aula devem receber detentos, que cumprem pena em regime fechado, para cursar o ensino médio e fundamental. As aulas estão previstas para acontecer a partir do ano que vem, conforme o calendário do ano letivo de Quirinópolis.
As aulas acontecem horários alternados, além de receber também palestras socioeducativas. Três professores especializados serão responsáveis pelo ensino no presídio. Na aula inaugural está prevista uma palestra com o tema “Cálculo da pena”, a ser ministrada pelo Judiciário.
Os vinte detentos que participaram da construção das salas de aula tiveram o tempo de pena reduzido, conforme a Lei de Execução Penal. Na unidade os detentos também podem ter pena reduzida caso participem do programa de remição por tempo de leitura.
Além do presídio de Quirinópolis, Trindade também inaugura sala de aula para detentos
A Unidade Prisional de Trindade, pertencente à 1ª Regional Metropolitana da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), iniciou as aulas no presídio em Trindade também este ano.
O método de ensino adotado também é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino destinada para quem não teve acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
No total, 16 detentos participaram das aulas, que tem duração de um semestre. Uma comissão da prefeitura foi ao local e firmou a parceria para doar kits escolares para os reeducandos.