Dois falsos dentistas foram presos, na manhã desta terça-feira (24/9), em um consultório clandestino no Jardim América, em Goiânia.
Os dois suspeitos exerciam ilegalmente a profissão de odontologia, eles são irmãos e foram presos pela Delegacia do Consumidor.
O consultório funcionava em um local sem fachada, improvisado e em situação precária. Conforme imagens disponibilizadas pela Polícia Civil (PC), o consultório estava em péssimas condições de higiene e tudo era feito no local, até mesmo as próteses. As péssimas condições ofereciam um grande risco à saúde dos clientes.
Os dois presos, de 51 e 53 anos, vão responder por exercício irregular da arte dentística, um deles ainda deve responder por resistência e falsa identidade. Conforme informações, os irmãos já atuavam há muito tempo no local.
A esposa de um deles também foi presa e deve ser autuada por fraude processual, pois tentou destruir provas. Ela teria entrado na clínica enquanto os policiais realizavam a apreensão e tentou pegar um prontuário de clientes da clínica clandestina.
Em outro caso, consultório clandestino foi fechado, também em Goiânia
Em 2012, a Polícia Civil, juntamente com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), conseguiram descobrir um consultório de odontologia clandestino no setor Rio Formoso, em Goiânia.
O local, que funcionava dentro de uma casa em condições insalubres, também confeccionava próteses dentárias, no local foram encontrados aparelhos enferrujados. Além disso, também foram encontrados bisturis, agulhas, restos de anestésicos, todos em um só lugar, sujos, e em péssimas condições de higiene. O local apresentava grande risco de contágio de doenças.
O homem, que dizia ser dentista, alegou que atuava no local há 40 anos e reconheceu a pratica ilegal. Ele afirmou que os clientes que o procuravam sabia que a placa era ilegal, pois ele não teria nem placa informando a atuação do consultório no local. O homem responde pelo crime de exercício ilegal da profissão.