O Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro vem a Goiânia nesta segunda-feira (23/9), para realizar a primeira visita técnica às forças de segurança envolvidas no projeto “Em Frente, Brasil”, programa instalado em cidades brasileiras, entre elas a capital goiana, que tem como principal objetivo reduzir os índices de crimes violentos.
A visita será acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), pelo secretário de Segurança Pública Rodney Miranda e pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). Os dados estatísticos do programa serão apresentados em entrevista coletiva marcada para esta manhã, no Salão Nobre do Paço Municipal.
No período vespertino, o ministro e as autoridades goianas farão uma visita técnica na base da Força Nacional em Goiânia, localizada na sede do Comando de Policiamento da Capital. De lá, a comitiva segue para a Escola Municipal Joaquim Câmara Filho, no Jardins do Cerrado IV, um dos setores beneficiados pelo programa “Em Frente, Brasil”.
Programa de segurança, “Em Frente, Brasil”, em Goiânia
O “Em Frente Brasil”, lançado oficialmente em Goiânia no dia 30 de agosto pelo Ministério da Justiça, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), tem como principal objetivo reduzir os índices de crimes violentos em cinco cidades brasileiras.
Após a etapa de repressão, o projeto prevê ações multidisciplinares e transversais nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura empreendedorismo. Isso será feito a partir de diagnósticos locais que identifiquem os fatores socioeconômicos que tenham correlação com a incidência criminal.
Na capital, 100 militares da Força Nacional atuam nas regiões Oeste e Noroeste, onde os índices de criminalidades são maiores. Oitenta fazem trabalho de policiamento ostensivo e os outros 20 atuam nas investigações criminais. Eles chegaram em Goiânia no dia 23 de agosto. O foco do projeto, que tende a ser expandido também para o Entorno do Distrito Federal, é diminuir os homicídios, mas a tropa atua contra todos os tipos de crime.