Estarão disponíveis a partir da próxima terça-feira (24/9), nos postos de saúde de Goiânia, 4 mil doses de vacinas contra sarampo que estão sendo distribuídas em 68 unidades da capital. No total, o Ministério da Saúde enviou 150 mil doses da vacina para Goiás, através da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).
A distribuição das doses de vacina contra sarampo foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Elas estão chegando desde a última sexta-feira (20/9). A distribuição para as regionais de saúde, 18 no total, está sendo feita pela SES-GO.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como objetivo vacinar todas as crianças ainda não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos, terá início no dia 7 de outubro e vai até o dia 25 do mesmo mês. Já no dia 19 de outubro será realizado um dia de mobilização nacional.
Vacinas contra sarampo faltaram em algumas unidades
Em alguns dos postos de saúde de Goiânia a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, está em falta. Além dessa, os estoques de pentavalente, DTPA, tetraviral também se esgotaram. Elas combatem doenças como caxumba, difteria, tétano, hepatite B e coqueluche.
Do total de 68 postos de vacinação, a de sarampo está em falta em 37. O reabastecimendo confirmado pela SMS vem como meio de suprir as lacunas em algumas unidades de saúde da capital.
Em Goiás, o quarto caso de sarampo foi confirmado no dia 19/9, entre os outros casos confirmados, dois foram em Goiânia.
A doença foi contraída por uma mulher que mora em Posse, situado no nordeste goiano, a cerca de 424 quilômetros de Goiânia. Conforme informações, ela teria contraído a doença fora do estado e já está curada.
Outros três casos já haviam sido confirmados no estado, sendo dois em Goiânia e um em Alto Paraíso. Nenhuma morte foi registrada.
Por meio de nota a Secretaria de Saúde de Goiás se manifestou e afirmou que está executando um Plano de Contingência da doença em Goiás. Confira a íntegra do documento divulgado na época:
“Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) executa um Plano de Contingência da doença no território goiano. Em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras.”