O fim da estação de inverno em Goiânia pode bater novo recorde de calor, com o termômetros marcando temperatura máxima de 40°C até o próximo domingo (22/9). O recorde atual de calor na capital é de 39,2°C, registrado no dia 12 de setembro. Porém, o tempo deve dar uma aliviada no início da primavera, que começa no dia 23 de setembro, pois também há previsão de pancadas de chuva nos próximos dias, segundo previsão do Instituto ClimaTempo.
A tarde desta quinta-feira (19/9), foi a mais seca do mês até agora na capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou apenas 10% de umidade no ar às 15h. Segundo o ClimaTempo, Goiânia liderou o como cidade com clima de deserto, deixando Brasília em segundo, com 12% de umidade relativa do ar. Níveis de umidade no ar de 15%, 13% e 12% já haviam sido registrados nos últimos dias na capital.
Umidade do ar está abaixo de 12% em Goiás, alerta Inmet
Desde o início de setembro o Inmet alerta para a abaixa umidade do ar em Goiânia e em várias outras cidades de Goiás. No últimos dias, a umidade relativa do ar registrada no estado está abaixo dos 12%, considerado pelo órgão como alerta de “grande perigo”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que ela varie entre 50% e 80%.
Neste período, de acordo com o comunicado, há grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros. O órgão publicou ainda algumas instruções a serem seguidas neste período de seca e altas temperaturas. Veja abaixo:
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool);
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).