A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Ordem Urbanística (Dema) recuperou, nesta segunda-feira (16/9) um mico-estrela mantido em cativeiro, em Ceilândia, a 189 quilômetros de Goiânia.
A ação aconteceu na tarde de segunda-feira (16/9), quando a Dema resgatou, na Região Administrativa de Ceilândia, um animal silvestre da espécie Callithrix penicillata, o Sagui-de-tufos-pretos ou mico-estrela, como também é conhecido.
Segundo a Dema, esta é uma espécie típica do Cerrado brasileiro.
Cativeiro
De acordo com informações da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Ordem Urbanística, o animal era mantido em uma pequena gaiola, sem autorização dos órgãos ambientais.
Além disso, o sagui era alimentado de forma inapropriada. Essas condições caracterizam cativeiro e delito contra a fauna, crime tipificado na Lei n.º 9.605/98.
A pessoa responsável pelo crime foi autuada em flagrante delito.
O Sagui-de-tufos-pretos foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasília Ambiental (Cetas/Ibram), onde será verificada a possibilidade de reinserção em seu habitat natural.
Além de caso de mico-estrela mantido em cativeiro, em Anápolis polícia prendeu homem por manter serpentes e pássaros silvestres em cativeiro
No início deste mês, em Anápolis, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) prendeu um homem por manter serpentes e pássaros silvestres em cativeiro, no Setor Jundiaí.
De acordo com informações das equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os policiais realizavam abordagens de rotina na Praça Dom Emanuel quando encontraram Erick Heinrich Machado Oliveira, de 21 anos, com um celular roubado.
Segundo a corporação, durante a abordagem e vistoria pessoal os policiais verificaram que no aparelho havia fotos do homem segurando uma serpente.
Questionado sobre a origem das fotos, o homem informou que em sua residência haviam mais serpentes de outras espécies.
De acordo com informações da Polícia Militar de Goiás, durante a busca na residência do homem abordado, estavam quatro serpentes de origem americana. Além disso, diversos pássaros silvestres estavam no local.