Um homem de 46 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (16/9) na BR-153, em Uruaçu, em uma carreta roubada carregada com 16 toneladas de café. O motorista já é investigado por integrar uma organização criminosa especializada no roubo e receptação de cargas de secos e molhados, que agia em Goiás e no Triângulo Mineiro.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga havia sido roubada na noite do último domingo (15/9), em em São Luiz de Montes Belos. Já o veículo possuía registro de roubo ocorrido na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso.
Após abordagem, o homem foi preso em foi preso e encaminhado à Delegacia da cidade. A ação foi realizada pela PRF, juntamente com a Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar).
Preso líder de grupo criminoso especializado em receptação de cargas
No último dia 5, também em ação da PRF com a Decar, pela segunda fase da Operação “Livrai-nos do Mal”, um homem foi preso suspeito de liderar uma organização criminosa especializada em receptação de cargas roubas e furtadas, em Goiás.
Osmir Aparecida Sousa foi preso e autuado por receptação qualificada e uso de documento falso. De acordo com informações levantadas durante as investigações, o grupo criminoso movimentava grande quantia de dinheiro em todo o território nacional. Ele já era investigado como sendo líder de organização criminosa especializada em receptação de cargas roubadas e furtadas.
Primeira fase
Na primeira fase da Operação “Livrai-nos do Mal”, deflagrada no dia 27 de agosto, foi recuperada carreta com defensivos agrícolas avaliada em mais de R$ 1 milhão. O roubo ocorreu perto de São Luiz do Norte.
Houve uma intensa troca de tiros, de acordo com a PC, e um dos autores morreu no local, um outro acabou fugindo e um terceiro envolvido, Marcos Vinicius Rocha Queiroz, foi preso. Ele ficou ferido na perna pelos disparos de arma de fogo e foi hospitalizado.
Com Marcos Vinicius foi apreendida uma arma de fogo e munições. Embora sob ameaça, o motorista da carreta não foi morto pelos suspeitos. A Polícia Civil agora trabalha para prender o foragido.