Uma queimada de grandes proporções às margens da GO-210, na tarde deste domingo (15/9), provocou um acidente em Santa Helena, no Sudoeste do estado.
Como a visibilidade na rodovia estava prejudicada, devido a grande quantidade de fumaça, um caminhão se envolveu em um acidente com uma caminhonete S10.
A fumaça cobriu a pista e a caminhonete se chocou contra um caminhão que transportava água para apagar o fogo. Nas fotos é possível ver o caminhão atravessado na rodovia. Apesar do susto, as vítimas tiveram apenas ferimentos leves.
Queimada provoca ‘redemoinho de fogo’ em Santa Helena de Goiás
Na última semana, dois redemoinhos de fogo foram registrados por produtores rurais no município de Santa Helena de Goiás. Os vídeos foram registrados durante queimadas em plantações de Santa Helena de Goiás, no Sudoeste do estado.
O primeiro redemoinho foi registrado no dia 10 de setembro, às margens da Go-020, nas imagens é possível ver uma cortina de fumaça de fumaça e ao meio as chamas formando o redemoinho.
Dois dias após o primeiro fenômeno, outro redemoinho foi registrado também em Santa Helena, desta vez em em canavial próximo à GO-325.
O fenômeno, que pode chegar a 80 metros de altura, acontece geralmente devido ao tempo quente e dos ventos que espalham os efeitos das queimadas.
Queimadas em Goiás
De janeiro até agora, o Corpo de Bombeiros atuou em 5.452 pontos de incêndio. Na maioria dos estados brasileiros, o número de focos de incêndios já é o maior dos últimos quatro anos. Ao todo, foram registradas em agosto 2.226 ocorrências de incêndio.
De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas no país tiveram alta de 82% em relação a 2018. Entre janeiro e agosto do ano passado foram computados 39.194 focos; no mesmo período deste ano, o número de ocorrências chega a 71.497.