Foi assinada nesta segunda-feira (16/9), pelo prefeito Iris Rezende (MDB), a ordem de serviço que autoriza o início da construção do viaduto da BR-153, conhecido como Viaduto da Enel. A obra ligará a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre o quilômetro 498 da rodovia.
Os bairros Água Branca, Jardim Califórnia, Chácara Califórnia, Aruanã III, Jardim Califórnia – Parque Industrial, Residencial Sonho Verde, Residencial Sonho Verde Complemento, Residencial Vale do Araguaia, Vila Maria Luiza, Vila Martins e Vila Martins Extensão também serão beneficiados pela obra, que está orçada em R$ 7.592.334,83. Os recursos são oriundos do tesouro municipal.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a construção do viaduto irá “desafogar o trânsito na região, resultado do forte adensamento de bairros das imediações, como o Jardim Novo Mundo e o Setor Leste Universitário, que não contam com entradas viárias nesta parte da cidade. A previsão é de que o viaduto atraia um tráfego de 2.500 veículos por dia.”
Construção de viaduto da BR-153 deve começar em até 10 dias
A Ibiza Construtora Ltda – EPP venceu a concorrência pública, do tipo menor preço, e será a responsável pela execução dos serviços. Com a ordem de serviço assinada, a empresa deverá iniciar as obras em até dez dias úteis; a conclusão deve ser feita em 180 dias.
Segundo o edital, e com base no artigo 618 do Código Civil, a empresa vencedora fica responsável, durante cinco anos irredutíveis a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, no total ou em parte, a obra caso se verifiquem vícios, defeitos ou incorreções, resultantes da execução ou de materiais empregados, no prazo estipulado pela Prefeitura e sem nenhum ônus para o município.
Confira abaixo as informações técnicas da obra do viaduto da BR-153:
- Empresa: Ibiza Construtora Ltda – EPP
- Recursos: R$ 7.592.334,83, oriundos do tesouro municipal
- Fundação: feita de tubulão de concreto armado
- Estrutura da ponte: infraestrutura e mesoestrutura em concreto armado moldado in loco
- Superestrutura: concreto pré-laje pré-moldada e viga metálica
- Altura livre: 5,90 m, até o pavimento da BR – 153
- Comprimento: 53,84 m, incluindo cortinas
- Largura do tabuleiro: 20,30 m
- Guarda-rodas: tipo New Jersey