Um vídeo gravado na tarde deste sábado mostra um vazamento em caixa d’água da Saneago, no Residencial Mundo Novo 3, em Goiânia. Com risco de seca, o estado está em alerta e com racionamento de água.
No vídeo, que foi gravado na tarde deste sábado (14/9), por volta de 16h, é possível ver vários litros de água sendo derramados e meninos aproveitando para se refrescar do calor intenso de Goiânia.
O Dia Online pediu retorno da Saneago sobre a situação, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno. A resposta será inserida assim que recebida.
Por meio de nota, a Saneago de manifestou, confira:
“A Saneago informa que o problema foi solucionado na tarde do último sábado (14). O extravasamento foi ocasionado por vandalismo no sensor de nível do sistema.”
Com risco de seca, o Plano de Racionamento do Abastecimento de Água de 2019 foi aprovado
A vazão do Rio Meia Ponte, que abastece parte da região metropolitana de Goiânia, ganhou no último dia 30 de agosto a classificação oficial de nível 3, considerado crítico. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Com a classificação, a fonte de metade da população de Goiânia e região metropolitana se aproxima do nível crítico 4. Caso chegue a essa classificação, o rodízio de abastecimento que consta no Plano de Racionamento proposto pela Saneago pode entrar em vigor.
No último dia 27 de agosto foi aprovado o o Plano de Racionamento do Abastecimento de Água de 2019, apresentado pela Saneago. As medidas do Plano devem ser adotadas em Goiânia durante o período de seca que provoca situação de emergência hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte.
O plano de racionamento aprovado prevê uma série de medidas estruturais e operacionais. Em caso de necessidade de rodízio, o plano da Saneago prevê um dia sem água, outro com abastecimento em estabilização e o dia seguinte, estabilizado e abastecido.
O plano de racionamento ainda diz que a alternância dos bairros que podem ser afetados pelo rodízio de abastecimento será divulgado com 48 horas de antecedência. O nível 4 tem vazão inferior a 1.500 litros por segundo (l/s).