Um homem foi preso nesta quinta-feira (13/9) suspeito de obrigar avó com Alzheimer sair de casa para usar drogas no local, em Itumbiara, a aproximadamente 207 quilômetros de Goiânia.
Márcio Antônio Fernandes, de 42 anos, conhecido como Marcinho Passos, teria colocado a avó, de 87 anos, para fora de casa para morar sozinho e fazer o uso de drogas. Ele ainda teria a intenção de levar outros usuários de droga para o local.
A casa da idosa portadora da doença de Alzheimer estava trancada no momento que os agentes chegaram, pois o Márcio não permitia que ela voltasse para dentro da residência.
Márcio foi preso em flagrante pelos policiais civis da Delegacia de Pontalina, ele já tem várias passagens pela polícia e foi encaminhado para a Unidade Prisional de Pontalina, onde se encontra à disposição do Poder Judiciário.
O que é o Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca a perca das funções cognitivas, interferindo na relação social e personalidade da pessoa que sofre com a doença.
A evolução da Doença de Alzheimer pode ser divida em três fases, caracterizadas pela piora progressiva dos sintomas. No estágio inicial a pessoa pode apresentar problemas na fala, esquecer de coisas que acabam de acontecer, não saber o dia ou hora, ficar perdida em locais familiares, apresentar mudança de humor, depressão ou ansiedade, além de outros sintomas.
No estágio intermediário a pessoa pode ficar muito desmemoriada, não consegue cozinhar, limpar ou fazer compras, pode ter alucinações, perde-se mesmo dentro de casa, e outros sintomas.
No estágio avançado a pessoa fica próximo da total dependência e inatividade. Entre os sintomas estão: dificuldade para comer, não conseguir se comunicar, não reconhecer amigos ou parentes, ter incontinência urinária e fecal, ter dificuldade de caminhar ou até mesmo ficar confinada a uma cadeira de rodas ou cama.