O radar de fiscalização eletrônica na Avenida Independência Zona 50 começa nesta quarta-feira (11/9). O trecho fica entre os setores Village Garavelo e Colina Azul, em Aparecida de Goiânia.
A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) começa hoje o monitoramento, o objetivo é melhorar a mobilidade urbana, proporcionando uma trânsito mais seguro em Aparecida. Os radares foram instalados em julho e passaram por testes e funcionaram em caráter educativo durante todo o mês agosto.
A velocidade permitida na via é de 50km/h. O motorista de for flagrado ao longo dos cerca de cinco quilômetros da via serão autuados. As multas podem variar de $135 a R$ 880 reais. O valor pode aumentar em até três vezes dependendo da velocidade do veículo.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA), Avelino Marinho, pelo código de Trânsito Brasileiro, as vias urbanas têm velocidade máxima de 60 km/h, mas em alguns pontos, esse limite ainda é alto. As alterações no limite de velocidade em algumas avenidas do município proporcionam maior segurança no trânsito no perímetro urbano.
“Buscamos com essa iniciativa, reduzir os casos de imprudência de condutores de veículos com relação à velocidade máxima permitida, proporcionando maior segurança e acessibilidade para todos, tanto condutores, como pedestres e ciclistas”, sublinhou o secretário que acrescenta que as intervenções de mobilidade urbana serão levadas para outras ruas e avenidas do município.
Outros trechos com fiscalização eletrônica em Aparecida de Goiânia
De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, os radares instalados na Avenida Jataí no Jardim Bela Vista também estão funcionando desde maio deste ano. Além desses também estão em funcionamento os radares na Avenida das Nações, entre o Parque das Nações e Jardim Canadá e o da Avenida Benedito Silvestre Toledo, na baixada do Independência Mansões. Estes com velocidade máxima permitida de 40 km/h.
“Para facilitar a entrada e saída de ambulâncias ao Hospital Municipal de Aparecida, instalamos a sinalização de velocidade na Avenida V-5 e em breve estará em funcionamento. Não queremos multar ou penalizar o condutor, mas sim promover uma cultura de respeito as normas de trânsito, educação, cidadania e de acessibilidade”, explicou Avelino.
*Com informações da assessoria