A capela de uma igreja católica localizada no condomínio Total Ville, em Santa Maria, no Distrito Federal, foi assaltada pela segunda vez em pouco mais de sete meses. Vários objetos e equipamentos foram levados, inclusive uma imagem de Jesus foi jogada no chão.
O Padre Rafael Marin, responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, ligada à capela de Santa Maria, contou que quando chegou na capela a porta estava arrombada e o sacrário aberto e violado. Sacrário é o local onde são guardados objetos sagrados, como a hóstia consagrada e relíquias.
Rafael Marin disse que eles estavam procurando dinheiro, como não encontraram eles levaram outros objetos de valor, como equipamento de som e um ventilador, que foi recebido por meio de doação.
No dia 29 de janeiro deste ano, ladrões arrombaram a janela da capela e roubaram outros objetos. “É triste, porque conseguimos tudo com muito sacrifício. E o que mais dói é essa profanação. É um claro um sinal da violência que temos no país”, desabafou o padre.
Um dos fiés que frequenta a capela lamentou o ocorrido nas redes sociais. Ele disse que perderam novamente o som que lutaram para conseguir após o último furto.
“Infelizmente, mais uma vez nossa capela foi vítima de criminosos e, novamente, perdemos o som que lutamos para conquistar depois do último furto. Deus é misericordioso e dará o perdão para aqueles que desconhecem o propósito da fé. Agora, estamos empenhados em colocar um sistema de câmeras para tentar inibir a ação desses criminosos”, escreveu Alex Nunes
Outras vezes que a igreja foi assaltada no Distrito Federal
Pela segunda vez a igreja foi alvo de assaltos no Distrito Federal. Em pleno domingo de páscoa deste ano (21/4), o sacrário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na 702 Norte, no Plano Piloto de Brasília, também foi alvo de ladrões.
Enquanto ia para a Paróquia celebrar a missa, um padre foi vítima de um assalto e teve até a batina roubada. O padre chegava à Paróquia Santo Antônio Maria Zacarias, em uma igreja localizada em Samambaia Sul, na QR 104.