Um projeto de lei que cria espaço somente para cachorros em parques de Goiânia foi aprovado nesta terça-feira (3/9), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Os espaços chamados de Cachorródromo, ParCão, Espaço Pet, Dog Free ou Play Dog são exclusivamente para o uso de cachorros, onde eles podem circular livremente sem em guia, coleira ou focinheira.
Limitados e cercados, os espaços devem contar com mais de 10 mil metros quadrados, em parques com até 150 mil metros quadros. Para locais maiores deverá haver mais espaço para os pets.
Para quem nunca frequentou parque para cães, são necessários alguns cuidados:
- Dê preferência por horários alternativos, com pouca pessoas e cães.
- Evite levar bolinha e petisco, caso seu cão seja possessivo.
- Fique atento para a linguagem corporal. Se perceber que ele está tenso perante outro cão, desvie a atenção dele. Chame-o e corra para o lado oposto.
- Se seu cão rosnar, jamais vá até ele ou grite. Isso pode incentivar uma briga. Simplesmente mude a atenção dele e vá para outro espaço.
- Ao perceber um clima “tenso” com cães pouco sociáveis ou amigos, não hesite em sair do ambiente. Mesmo que tenha acabado de chegar.
- Em casos de dúvida ou se seu cão for reativo ou medroso, procure um profissional, para fazer a socialização adequadamente.
Além do projeto que cria espaço somente para cachorros em parques de Goiânia, outro projeto voltado para o bem-estar dos animais foi aprovado
A segunda matéria aprovada cria o Disque-Denúncia de Maus Tratos e Abandono de Animais na Câmara Municipal de Goiânia.
Neste canal de comunicação a população poderá denunciar aos parlamentares casos de violência ou crueldade contra os animais.
A sugestão é que o poder Legislativo faça parceria com a Guarda Civil Metropolitana a fim de que possa auxiliar na fiscalização e até mesmo no recolhimento dos animais em sofrimento.