Caldas Novas é o refúgio perfeito para quem está em busca de tranquilidade e também de uma aventura na medida certa. Embora a cidade seja conhecida por suas águas quentes, vale considerar que há muito mais para oferecer. Um bom exemplo disso é o Jardim Japonês, localizado na Chácara Roma, que recebe milhares de turistas por ano e mesmo assim, continua desconhecido por muita gente.
Embora o espaço seja pequeno, é perfeito para quem está em busca de um lugar para meditar, ou mesmo para aqueles que pretendem fazer algo diferente com a família, já que as sombras de suas frondosas árvores são perfeitas para fazer um bom piquenique. Conheça um pouquinho mais sobre esse lugarzinho inusitado em Caldas e aproveite para incluí-lo em seu roteiro de viagem na próxima vez em que passar por ali.
Conhecendo o Jardim Japonês, em Caldas Novas
O Jardim Japonês é um destino indispensável para aqueles que buscam paz de espírito. Chegando ao lugar já é possível sentir uma brisa mais leve, com um clima místico de paz, harmonia e que inspira reflexão.
Com um trabalho incrível de paisagismo, o lugar foi desenvolvido ainda na década de 80, por um paisagista japonês, que fez questão de trazer toda a espiritualidade da arquitetura de seu país para este, que viria a se tornar um cantinho de meditação em Caldas Novas.
Estima-se que 150 mil turistas passem por ali anualmente e, embora o número pareça alto, não se compara à quantidade de viajantes que passam por Caldas no período de um ano. Assim, o Jardim Japonês da cidade continua desconhecido por muitos, mas fazendo a alegria daqueles que tiram um tempinho para passear por ali.
Jardim Japonês e seus significados
Durante o século 14, jardins do tipo eram muito utilizados por monges budistas, justamente por toda a calmaria e tranquilidade que forneciam para a meditação. É também por essa razão que os jardins japoneses são cercados por diversos elementos da natureza, que proporcionam maior contato com o meio ambiente, deixando tudo mais leve.
No jardim de Caldas Novas é possível encontrar diversos componentes que não estão ali por acaso. Praticamente tudo possui um significado, fazendo com que a experiência no lugar seja realmente revigorante.
Um bom exemplo fica por conta da ponte, que simboliza um rito de passagem, evolução e abandono de energias negativas. Enquanto isso, a pedra da tartaruga, que fica no meio de uma fonte, representa a longevidade, muito bem caracterizada pelo animal.
Já as pedras, por onde é possível fazer a travessia do lago, representam o livre arbítrio e a água, purificação. Apenas para se ter ideia, até mesmo as árvores do Jardim Japonês em Caldas Novas possuem algum significado importante.
Como se não bastasse todas as belezas naturais do lugar, ainda é possível encontrar estruturas e monumentos da cultura japonesa, garantindo ares ainda mais orientais ao ambiente, fazendo com que a experiência seja completa e rica. Sem dúvida, é um lugar à parte em Caldas Novas e que merece toda a atenção de quem procura renovar as energias.
Embora seja óbvio, ainda vale ressaltar que tudo no lugar deve ser preservado e cuidado da melhor forma possível. Portanto, certifique-se de não deixar nenhum tipo de lixo no jardim durante sua visita. O lugar é lindo e todos merecem visitá-lo, desde que haja consciência ambiental!
Mais informações:
Telefone para contato: (64) 3455-9393
Endereço: Av. Santo Amaro, s/n – Chácara Roma, Caldas Novas – GO, 75690-000