A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) prendeu, neste domingo (1/9), um homem por manter serpentes e pássaros silvestres em cativeiro, no Setor Jundiaí, em Anápolis.
De acordo com informações das equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os policiais realizavam abordagens de rotina na Praça Dom Emanuel quando encontraram Erick Heinrich Machado Oliveira, de 21 anos, com um celular roubado.
Durante a abordagem foi verificado que no aparelho havia fotos do suspeito segurando uma cobra. Questionado sobre a origem das fotos, o homem informou que em sua residência haviam mais serpentes de outras espécies.
Busca domiciliar
De acordo com informações da Polícia Militar, durante a busca na residência do homem abordado, estavam quatro serpentes de origem americana.
São elas: pantherophis guttattus; colubridae, que são serpentes não venenosas. Elas são conhecidas popularmente como corn snake.
Pássaros silvestres
Além das cobras, segundo a corporação, diversas gaiolas com pássaros silvestres foram encontrados na residência de Erick.
Na casa havia um Xexeu-de-bananeira, dois Sabiás Laranjeira, cinco Trinca-ferro, um Curió e um Papa-capim. No total foram localizados dez pássaros silvestres no local.
Os policiais militares ainda encontraram na residência diversas armadilhas e alçapão para a caça de aves.
Questionado pela corporação se havia autorização do Ibama, o abordado relatou que não possuía. Todos evolvidos foram conduzidos para o Distrito Policial para procedimentos legais.
Veja o vídeo que mostra os animais em gaiolas:
Em outro caso de pássaros silvestres em cativeiro, em março deste ano, polícia apreendeu 46 aves
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) apreendeu, em março deste ano, 46 pássaros silvestres, em Rio Verde.
De acordo com a corporação, além das aves, os policiais encontraram várias gaiolas e equipamentos de captura de aves.
Na operação, um homem foi preso. Ele confessou aos policiais que era o responsável pelos pássaros silvestres e também pelas gaiolas apreendidas. Ele deve responder por crimes ambientais.