A prefeita de Doverlândia, Zilda Rezende Araújo Machado (MDB), de 49 anos, continua internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. Conforme boletim desta segunda-feira (2/9), ela respira com a ajuda de aparelhos. No último sábado (31/8), a gestora municipal participava de uma cavalgada de abertura da tradicional Festa da Queima do Alho na cidade, quando caiu da mula e bateu a cabeça no asfalto.
Depois da queda, Zildinha, como é conhecida, recebeu os primeiros socorros no Hospital Municipal Ariston Soares Da Rocha, em Doverlândia, a 400 quilômetros da capital. Devido a gravidade dos ferimentos, ela foi levada para o município de Iporá, próximo da região, de onde foi transferida por um helicóptero do Corpo de Bombeiros para o Hugol.
Segundo informações da assessoria da prefeitura de Doverlândia, os animais que eram montados na cavalgada se assustaram com o barulho dos fogos de artifício, o que pode ter ocasionado a queda da prefeita.
Prefeita de Doverlândia já passou por cirurgia
O acidente ocorreu por volta das 11h. Conforme informações da Polícia Militar, que estava presente na solenidade no momento do ocorrido, a prefeita perdeu muito sangue ao bater a cabeça. De acordo com o filho de Zilda, Amilcar Machado Júnior, que também é secretário de Saúde da cidade, ela foi socorrida rapidamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A prefeita já foi submetida a um procedimento cirúrgico para conter a hemorragia e retirar coágulos. Nesta segunda-feira (2/9), Zilda deve fazer uma tomografia para acompanhamento do quadro clínico.
Prefeita eleita
Zilda Rezende Araújo Machado (MDB) foi eleita vereadora de Doverlândia em 2012. De 2013 a 2016 exerceu a atividade legislativa e se tornou representante do poder executivo na Câmara Municipal de Doverlândia. Em 2016 se candidatou ao cargo de prefeita, sendo eleita para o mandato 2017/2020.