Foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (30/8), em Goiânia, o projeto Em Frente Brasil, que traz um contigente de homens da Força Nacional para auxiliar no combate à criminalidade da capital. O projeto, lançado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), tende a ser expandido também para o Entorno do Distrito Federal (DF).
Na capital, os 100 militares da Força Nacional vão atuar na região oeste e noroeste, onde os índices de criminalidades são maiores. Eles chegaram em Goiânia no último dia 23/8. O foco do projeto é diminuir os homicídios, mas a tropa vai atuar contra todos os tipos de crime.
A um jornal, o secretário nacional de Segurança, general Guilherme Teófilo, explicou que a ação da força-tarefa vai ser dividia em duas partes: a primeira no combate efetivo aos crimes. A outra no intuito de descobrir quais fatores sociais mais influenciam para que eles ocorram.
Teófilo informou ainda que a cada 15 dias os índices alcançados serão reavaliados. Trimestralmente, o presidente Jair Bolsonaro receberá um relatório avaliativo do trabalho dos policiais.
Dos 100 integrantes da Força Nacional que chegaram em Goiânia, 80 farão o trabalho de policiamento ostensivo e os outros 20 atuarão nas investigações criminais. Eles serão deslocados para 20 bairros das regiões oeste e noroeste da capital que possuem índices de criminalidade maiores.
Reforço da Força Nacional deve ir para o Entorno do DF em alguns meses
Na última semana (22/8), a assessoria da SSP-GO informou ao Dia Online que havia enviado ao Ministério da Justiça uma solicitação formal pedindo que o apoio cedido pelo governo federal fosse enviado para o município de Luziânia, Entorno do DF, e não para Goiânia.
Na época, a Secretaria afirmou que a solicitação estava sendo analisada pela pasta federal.
Entretanto, conforme esclarecido hoje pela Secretaria, o pedido feito ao Ministério da Justiça se refere à expansão do Em Frente Brasil ao Entorno do DF após algum tempo do projeto em Goiânia. Conforme a assessoria, havia a necessidade de ‘testar’ o projeto em um capital. Porém, uma vez que os índices de criminalidade em Goiânia e em outras cidades do estado têm apresentado queda, foi proposto aplicar o uso da Força Nacional nas cidades do Entorno.
A Secretaria informou ainda que a expectativa é que isso ocorra num prazo previsto de dois meses. Ainda não há informação se o projeto será transferido para o Entorno ou feito paralelamente à capital Goiânia.