A Prefeitura de Senador Canedo suspendeu o concurso público que oferecia 2 mil vagas com salários de até R$ 5 mil. A decisão partiu do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que sejam feitas adequações no edital.
O Tribunal de Contas questionou alguns pontos do edital, que foi publicado no dia 7 de agosto. Carga horária, vencimentos e grau de escolaridade constantes no edital são os pontos que devem passar por adequações.
Ainda não há uma data prevista para que o concurso seja realizado, mas a Prefeitura informou que todas as modificações serão feitas nos próximos dias. Após serem feitas todas as adequações, a Prefeitura deve decidir junto ao Ministério Público um novo cronograma e garante que a prova ainda será realizada este ano.
Os pontos questionados pelo TCM que impedem o prosseguimento do concurso de Senador Canedo:
- Prazo relativamente longo para conclusão integral do concurso;
- Ausência de previsão e destinação de vagas ao sexo feminino para o cargo de Guarda Municipal;
- Ausência de pontuação em relação aos títulos na fase classificatória para o cargo de Professor;
- Carga Horária, vencimentos e grau de escolaridade constantes no edital, em relação a determinados cargos, divergentes das Leis Municipais sobre o assunto;
- Ausência de envio de estimativa do impacto orçamentário-financeiro bruto no exercício em que a despesa relativa ao concurso público deva entrar em vigor.
Ao contrário do concurso de Senador Canedo que foi suspenso, o concurso do IBGE está em andamento
O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) está em andamento e a previsão é que as provas sejam realizadas no próximo domingo (1/9), em diversas cidades do país.
Os profissionais irão atuar nas seguintes localidades: Goiânia, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pará, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Rondônia, Acre, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, São Paulo, Piauí, Espírito Santo, Roraima e Amapá.
O salário base é de R$ 4.200,00, mais auxílio: alimentação; transporte; e pré-escola. A carga horária a ser cumprida é 40 horas semanais.