O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (24) um alerta de perigo de baixa umidade do ar, em Goiás.
De acordo com informações do órgão, o alerta foi emitido no inicio deste sábado, sendo que a umidade do ar poderia começar a diminuir a partir das 10h da manhã. A previsão é que o percentual baixo permaneça até as 19h.
Segundo o aviso, a “umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Podendo haver risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o alerta.
Este aviso foi direcionado às regiões Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano e outras regiões de outros estados que pertencem ao Centro-Oeste.
O alerta ainda orientou que as pessoas devem beber bastante líquido nos dias de calor intenso. Além disso, atividades físicas não são recomendadas. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Outras regiões
O Inmet também emitiu um alerta de perigo potencial para algumas cidades do estado de Goiás e também outros estados.
Neste aviso o órgão informou que a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. “Com baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.
O alerta foi direcionado ao Distrito Federal, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano e Norte Goiano.
Nas orientações deste aviso, o órgão pediu que as pessoas evitem desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Orientações para dias com baixa umidade do ar
Lave as mãos com frequência;
Procure manter o corpo sempre bem hidratado;
Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h, ou em períodos mais quentes;
Use produtos para hidratar o rosto e o corpo;
Se proteja ao sair no sol;
Prejuízos
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal da umidade do ar para o organismo do ser humano gira entre 40% e 70%.
O horário das 15h às 16h é considerado o mais crítico. Os prejuízos para a saúde podem variar em dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, olhos vermelhos, ressecamento da pele e cansaço.