Na noite desta quinta-feira (23/8), um homem teve 80% do corpo queimado ao tentar fazer um churrasco no Parque Amazônia, região Sul de Goiânia.
O homem, que tem 25 anos, teria tentado acender uma churrasqueira. Ele teria jogado álcool e ao produzir chama, o fogo teria se alastrado para o corpo.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para o socorro, eles prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). O homem ficou com queimaduras no rosto e corpo.
De acordo com o último boletim médico a vítima em estado grave. O homem está sedado e respira por aparelhos.
Cuidados ao fazer churrasco
Reunir os amigos em casa para aquele churrasco é sempre bom, mas é necessário tomar alguns cuidados para que a diversão não acabe em tragédia.
Em primeiro lugar, o carvão precisar estar totalmente seco, sem umidade. Ele deve ser mantido no saco e fora do sereno.
Uma das formas mais seguras é com álcool em gel, não com álcool liquido, pois devido a quantidade de água na mistura, as pessoas tendem a jogar uma grande quantidade, o que pode ser prejudicial.
Algumas pessoas também utilizam o álcool liquido embebido em pão amanhecido, colocando-o dentro de um pequeno monte de carvão. É preciso ter cuidado, pois o fogo propaga-se muito rápido.
Outra maneira popularmente conhecida é o papel higiênico com óleo. O papel é encharcado com o óleo de cozinha e colocado em cima do carvão, então ateia-se o fogo. Ele pega fogo rápido e produz uma fumaça escura e tóxica.
Ainda há a possibilidade de acender com rolo de jornal, que é praticamente o mesmo processo de acender com papel higiênico, porém usando álcool em gel ao invés de óleo. Com os jornais faz-se como a forma de um canudo, colocando no centro da churrasqueira e envolvendo com carvão por dentro e por fora. O fogo dura bastante, porém também produz uma fumaça tóxica.