A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta quinta-feira (22/8) diversas moedas estrangeiras, de vários países, em uma casa de câmbio clandestina. Segundo a polícia, a casa de compra e venda de dinheiro estranheiro estava localizada em Anápolis, município que fica localizado a 55 quilômetros da Capital.
De acordo com informações da corporação, em um cofre que foi encontrado na casa de câmbio, que fica localizada em uma galeria no Setor Central da cidade, estavam 85 mil reais; 14,5 mil dólares; 15,8 mil euros; mil francos suíços e 230 libras.
Esclarecimentos
Ainda segundo a Polícia Federal, no local estava um homem, de 55 anos. Durante seu depoimento, na delegacia, ele negou ser o dono do dinheiro. Além disso, ele afirmou ser o proprietário de um café do município.
O homem ainda afirmou que não possui casa de câmbio, porém realiza compra e venda de moedas estrangeiras. Para finalizar o depoimento, ele contou que todo o dinheiro apreendido é de um irmão dele.
Logo após prestar esclarecimento, o homem foi liberado.
Polícia recebeu denúncia sobre casa de câmbio clandestina em 2016
De acordo com informações da Polícia Civil (PF), a corporação havia recebido uma denúncia sobre a casa de câmbio clandestina, localizada na cidade de Anápolis, no ano de 2016.
A partir das informações passadas, se iniciou uma investigação sobre o funcionamento do local. Porém, somente neste ano a corporação conseguiu informações suficientes para desvendar a ação ilegal.
Ainda segundo a corporação, a polícia segue com a investigação para que outros fatores sejam esclarecidos, como por exemplo, o modo como eles operavam.
O homem que estava na casa de câmbio no momento do cumprimento do mandado de busca e apreensão foi indiciado por operar instituição financeira sem a devida autorização do Banco do Brasil. Se condenado, pode pegar até 4 anos de prisão, além de pagar multa.