A Polícia Técnico-Científica de Goiás concluiu nesta quinta-feira (22/8) o laudo que determina a causa do acidente envolvendo uma carreta e ônibus no Setor Jardim Presidente, em Goiânia, ocorrido no início deste mês. Conforme concluído pela perícia, o condutor do caminhão desrespeitou o limite de velocidade permitido da via, e invadiu o cruzamento onde o ônibus do transporte coletivo tinha preferência.
Ao Dia Online, o perito Ricardo Matos falou sobre o resultado da investigação que apontou o condutor da carreta como responsável pelo acidente que matou duas pessoas e deixou mais de 10 feridos. “A causa do acidente foi o fato de o caminhão interceptar a trajetória do ônibus, no cruzamento em que o coletivo tinha a preferência”, disse.
Ainda conforme o perito, o motorista do caminhão havia desrespeitado o limite de velocidade da via, uma vez que ele dirigia a 62 km/h numa via onde o máximo permitido é 40 km/h. “Na frenagem dele, de aproximadamente 17 metros, ele tenta evitar a colisão mas não consegue, em razão dessa velocidade”, explicou.
O laudo também concluiu que, de fato, conforme alegado pelo motorista do caminhão anteriormente, a sinalização da via estava apagada. Entretanto, conforme Matos, isso não exime o condutor da carreta do acidente em questão.
O laudo agora será entregue à Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) para compor o inquérito policial.
Relembre o acidente entre carreta e ônibus que deixou dois mortos, no Jardim Presidente, em Goiânia
O passageiro de 29 anos, Igor Mota Queiroz, e o idoso Antônio Rosa Batista, de 69, morreram e ao menos dez ficaram feridos, sendo sete em estado grave, após o ônibus do transporte coletivo bater em um caminhão carreta e tombar. O acidente ocorreu por volta das 17h de quinta-feira (8/8), no Jardim Presidente, em Goiânia. Veículo fazia a linha 579 (Terminal Bandeiras/Jardim Caravelas).
De acordo com o Corpo de Bombeiros na ocasião, os feridos foram transportados para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Cais Novo Horizonte e para um hospital particular da capital.
Em nota enviada ao Dia Online na época, a empresa responsável pelo transporte público confirmou que o ônibus havia 16 passageiros. “A empresa acompanha os desdobramentos deste trágico acidente para garantir a apuração dos fatos e a reparação dos danos”, diz ainda o texto.
Leia a nota íntegra:
NOTA À IMPRENSA
O RedeMob Consórcio se manifesta profundamente indignado com o acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (08/08), no Jardim Presidente, em Goiânia. O veículo 50467 realizava viagem na linha 579 – Terminal Bandeiras / Jardim Caravelas, quando foi atingido por uma carreta desgovernada. O impacto provocou o tombamento do ônibus. Em decorrência do acidente, um cliente veio a óbito e 15 passageiros, segundo informações da equipe de resgate do SAMU, ficaram feridos e foram encaminhados para unidades de saúde. A empresa consorciada acompanha os desdobramentos deste trágico acidente para garantir a apuração dos fatos e a reparação dos danos.