A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) deflagrou nesta quinta-feira (22/8) uma operação que resultou na prisão de três indivíduos envolvidos com fraudes de veículos locados em outros estados. As prisões foram realizadas em Goiânia e também em Aparecida de Goiânia.
A primeira fase da Operação Translatio aconteceu por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA). De acordo com informações da corporação, a ação teve como objetivo desarticular grupos criminosos que têm se especializado em fraudes envolvendo veículos locados.
Investigação
Segundo o que se apurou durante a investigação, os envolvidos cometiam diversas práticas criminosas como estelionatos, falsificações de documentos públicos e receptação de veículos automotores.
Foram apreendidos com em posse do grupo, veículos locados em outros estados. Estes, por meio de documentos falsos, eram repassados a outras pessoas. A partir disso, os carros pareciam estar regularizados.
Ainda de acordo com o levantamento policial, pelo menos seis veículos foram transferidos de forma criminosa.
Prisões
Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em desfavor de três pessoas. O primeiro deles, Washington Batista Magalhães, estava em um prédio de alto padrão localizado no Setor Bueno. O segundo, Italo Jordi dos Santos Pireneus, estava em um apartamento de um condomínio no setor Negrão de Lima, em Goiânia. Por último foi preso Wanderson Campos Caetano, que estava em uma casa no município de Aparecida de Goiânia.
Na residência de Wanderson foi apreendida uma caminhonete Toyota Hilux, possivelmente objeto de fraude. Na residência também havia uma quantia no valor de € 4.200 euros.
Confira o vídeo do momento da prisão de um dos envolvidos no crime:
Envolvidos com fraudes de veículos locados falsificavam os documentos para realizar a transferência dos automóveis
De acordo com informações da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), os integrantes da organização criminosa especializada em fraudes com veículos locados faziam a locação dos carros em outros estados e traziam para o estado de Goiás.
Para não levantar suspeitas eles falsificavam os documentos do veículo e realizavam a transferência do mesmo para terceiros e também para outros criminosos.