A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) prendeu na tarde desta terça-feira (20/8), em Jataí, um homem acusado de simular roubos e desviar cargas.
A ação aconteceu por meio de uma parceria entre a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com a PC, Fernando Ribeiro dos Santos é investigado por integrar organização criminosa especializada na subtração de cargas de gêneros alimentícios.
Ações
Segundo informações colhidas durante a investigação, Fernando era responsável por ludibriar seus contratantes, que eram empresários do ramo de transportes, entregando as cargas que conduzia a receptadores responsáveis pela comercialização futura dos produtos subtraídos.
Em seguida, o investigado comunicava falsamente o crime de roubo, noticiando que seu caminhão havia sido abordado por pessoas armadas que o fizeram de refém.
Segundo Alexandre Bruno, delegado titular da Decar, Fernando Ribeiro chegou a registrar quatro ocorrências, que descrevia os supostos roubos, registrados sempre nas mesmas circunstâncias.
Dois dias antes de ser preso, o investigado desviou um carregamento de cervejas que havia saído da cidade de Trindade e tinha como destino o estado de São Paulo.
Além de caso do homem acusado de simular roubos, em fevereiro, polícia prendeu envolvidos com roubo de cargas
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou, em fevereiro deste ano, uma operação contra o roubo de cargas.
Na ação, duas pessoas foram presas. De acordo com as investigações, os crimes aconteciam nas BRs-153, 080 e 060 nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.
O levantamento da polícia estima que o grupo criminoso tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões.
De acordo com informações da PC, um dos que foram presos, estava cumprindo pena no regime semiaberto e era monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.
Ainda segundo o que foi apurado, os roubos das cargas aconteciam em abordagens arquitetadas ou com aliciamento de caminhoneiros.