Um procedimento padrão realizado no presídio de Edéia, interior de Goiás, resultou e um preso morto e agentes prisionais feridos na tarde da última segunda-feira (19/8). Durante a revista das celas, dois detentos surpreenderam os agentes e tentaram tomar suas armas. Na luta corporal, disparos foram feitos.
De acordo com o relatório policial, o fato ocorreu ontem por volta das 15h30. Os agentes prisionais Cleinon Souza de Jesus e Amélio Francisco dos Santos Filho, ambos lotados na Unidade Prisional de Edéia, que conta com cerca de 80 presos, realizavam a revista das celas da Ala A da estrutura, como de rotina. Entretanto, quando chegaram à cela 2 da ala, foram surpreendidos pelos detentos Lucas da Silva Costa e Warley Ganda Cavalcante, que estavam escondidos dentro da cela.
Tomando os agentes de assalto e portando objetos pontiagudos, os presos atacaram os profissionais e uma luta corporal teve início. No ímpeto, um dos agentes, Amélio Francisco, disparou com a arma de fogo contra um dos presos.
Ainda conforme o relatório, imediatamente um clima de tumulto e tensão tomou conta dos outros presos, e foi quando foi dada a ordem para que o restante da população carcerária ficasse em posição de procedimento e fosse para o fundo do pátio.
Felizmente, tanto os agentes feridos quanto uma outra agente, Maria Cláudia Lourenço, conseguiram controlar a situação, e conter, também, outros dois presos que alegavam “querer ajudar” e pediram para a agente jogar sua arma no chão. A Polícia Militar e Civil foram acionadas.
O óbito do preso Lucas da Silva Costa, que tentou render os agentes com um comparsa, foi confirmado ainda no local. Já o outro, Warley Ganda, foi levado ao Hospital Municipal. Os agentes Cleinon e Amélio tiveram sofrimentos na cabeça e rosto.
DGAP comentou sobre tumulto em presídio de Edéia que deixou um morto
Em nota, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que “já foram tomadas as devidas providências em relação ao fato ocorrido”, e que um processo administrativo foi aberto para apuração do fato.
Veja abaixo:
“A 5ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administrativa (DGAP) informa que já foram tomadas as devidas providências em relação ao fato ocorrido na Unidade Prisional de Edéia, na tarde desta segunda-feira, 19/08, durante revista estrutural realizada por servidores nas celas do presídio, que resultou na morte de um custodiado e outro ferido. A 5ª Coordenação Regional ressalta que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado pela administração do local, constatou o óbito do custodiado Lucas da Silva Costa (preso provisório – Lei de Tóxicos), na ocorrência, e que o preso Warley Ganda Cavalcante (preso provisório – Art. 157 do Código Penal Brasileiro) foi levado para uma unidade de saúde da cidade.
O caso foi repassado à Polícia Civil para investigação e providências cabíveis. A DGAP abriu procedimento administrativo para apuração interna do fato, na forma da lei.”