O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira (20/8) um aumento nos casos de sarampo no Brasil. No último balanço divulgado, o número era de 1.388 casos confirmados, o mesmo foi atualizado no último domingo (18/8) e subiu para 1.845, registrando 457 casos a mais, totalizando 32% de aumento nos casos da doença.
Em 11 Estados há registro da doença, São Paulo está em primeiro lugar com 1.662 registros de sarampo. Rio de Janeiro vem logo atrás com 6 casos, seguido por Pernambuco com 4 casos. Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí todos apresentam somente um caso confirmado.
O Ministério afirmou que São Paulo apresenta um grande índice de disseminação da doença, partindo para outros seis Estados. Somente um caso foi importado da Espanha para a Bahia. Apesar do aumento de doenças confirmadas, não há nenhum registro de morte causada por Sarampo no Brasil.
De acordo com o Ministério, o objetivo é imunizar 95% da população, com isso serão cerca de 2,5 milhões de doses mensalmente.
Como prevenir os casos de sarampo
O Ministério afirma que a medida mais importante é a vacinação, todas as crianças de 6 a 11 meses devem receber a vacina, pois são consideradas mais vulneráveis e apresentam maior risco de complicações causadas pela doença. Ao completar 12 meses, essas crianças devem retornar ao posto de vacinação, respeitando o prazo de 30 dias entre as doses. A segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e gestantes.
São duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. Quem já está vacinado não precisa receber a vacina novamente. Além disso, é necessário evitar locais fechados e aglomeração de pessoas, pois a doença pode ser transmitida pela tosse, fala, espirro ou até mesmo pela respiração.