A partida entre Goiás e Brasiliense, marcada para esta quarta-feira (21/9), no Estádio Hailé Pinheiro (Serrrinha), em Goiânia, deverá ter torcida única, de acordo acordo com recomendação do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT), do Ministério Público de Goiás (MP-GO). O documento foi expedido ontem (19/8) e enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Goiás Esporte Clube.
O pedido de partida com torcida única foi feito pelo Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos da Polícia Militar de Goiás (Bepe), em razão de brigas entre torcidas organizadas. No último dia 14, durante o jogo válido pela Copa Verde entre Brasiliense e Goiás, na Arena do Jacaré, em Brasília, ocorreram vários atos de violência entre membros das torcidas organizadas Força Jovem Goiás e Facção Brasiliense, que seria aliada da Torcida Esquadrão Vilanovense, de acordo com o MP-GO. Foi necessária intervenção policial.
A CBF e o clube esmeraldino devem enviar ao MP-GO o comprovante do cumprimento da recomendação em até 24 horas após a publicação do documento. O Goiás ainda não se pronunciou sobre a recomendação, já o Brasiliense informou que aguarda posicionamento de ambos.
Promotor defende que partida com torcida única em Goiás é necessária
Segundo o promotor de Justiça Diego Osório Cordeiro, coordenador do GFUT, a medida que estabelece torcida única na partida “é necessária tendo em vista o contexto fático de animosidade e possibilidade de confronto entre torcedores de clubes rivais.” Ele explicou ainda que no ofício enviado pelo Bepe, “há relatos de que os atos de violência ocorridos em Brasília certamente servirão de combustível para aumentar ainda mais a animosidade entre os membros das duas torcidas organizadas.”
Na recomendação, Diego Osório pontuou ainda que a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam de eventos esportivos.