O Terminal Isidória, em Goiânia, começa a funcionar em local provisório em até 15 dias. O novo espaço será entregue pela Prefeitura de Goiânia neste fim de semana e está localizado na Alameda João Elias da Silva Caldas, pouco abaixo de onde funciona atualmente. A mudança ocorre para início da construção da nova estação, totalmente remodelada, que integrará o sistema do BRT Norte-Sul.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), o local tem capacidade para receber dez ônibus simultaneamente. Além das plataformas de embarque e desembarque, no espaço provisório também foram construídas as cabines de bilheterias, sanitários e o prédio da administração.
A solenidade para entrega da obra provisória ocorrerá na manhã da segunda-feira (19/8). Após a entrega da obra pela Seinfra, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) espera iniciar a operação em 15 dias. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) fará sinalização adequada no local e o consórcio RedeMob a instalação de equipamentos.
Funcionamento do Terminal Isidória provisório
Para o passageiro que faz uso do terminal não haverá muitas mudanças técnicas, visto que nos trajetos das linhas a única alteração ficou para a chegada e saída da frota. As 19 linhas desse terminal passam pelas avenidas T-63, 1ª Radial, 2ª Radial, 3ª Radial e 4ª Radial.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, “o funcionamento das linhas no espaço provisório foi minuciosamente estudado, não só pelas empresas que operam as linhas, como também pela CMTC, SMT e Metrobus, a fim de prevenir quaisquer problemas, quando os serviços forem transferidos”, informou.
O terminal provisório é instalado no canteiro central da Alameda João Elias da Silva Caldas, a cerca de 1 quilômetro de distância do atual. Confira abaixo os itinerários:
Linhas que nascem no Terminal Isidória
- 002 – Pq. Atheneu / Centro / Rodoviária
- 014 – Pq. Atheneu / Campinas
- 183 – T. Isidória / Vila Sul
- 185 – T. Isidória / Avenida E / PUC
- 198 – T. Isidória / Vl. Alto da Glória / Jd. Vitória
- 203 – T. Isidória / Av. W-5 / Santa Luzia
- 565 – T. Isidória / Jd. dos Buritis – Via BR-153
- 568 – T. Isidória / Res. Pq. Flamboyant / Jd. Bela Vista
- 650 – Circular Sul – Via BR-153
- 651 – Circular Sul – Via Veiga Jd.
- 934 – T. Isidóra / Paço Municípal / T. N. Mundo / Rec. das M. Gerais
Linhas que passam pelo Terminal Isidória
- 006 – T. Veiga Jd. / Zoroastro / Centro
- 007 – T. Vl. Brasília / Centro / Rodoviária
- 009 – T. Pe. Pelágio / Av. Castelo Branco / T. Isidória
- 015 – T. Pç. A / Flamboyant – Via T. Isidória
- 020 – T. Garavelo / T. Bíblia – Via T. Isidória
- 025 – T. Bandeiras / T – 63 / T. Isidória
- 612 – Direto / T. Garavelo / T. Bíblia
- 616 – Direto / T. Veiga Jd. / T. Isidória – Via T. Cruzeiro
Construção do novo Terminal Isidória
O Terminal Isidória é um dos seis terminais que passarão a integrar o sistema do BRT Norte-Sul. Ele será totalmente remodelado para atender o projeto do BRT, que sairá da Rua 90 e entrará diretamente na nova estação para os embarques e desembarques dos passageiros.
A construção do novo local, que deve ser concluída em 12 meses, está orçada em R$ 12 milhões, já incluindo as obras do provisório. De acordo com o projeto, o novo Terminal terá 16.500 m² de área construída e contará com plataformas para atender o BRT e os ônibus comuns, que fazem a integração das linhas, além dos quiosques de alimentação e utilidades.