O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do Distrito Federal, no final da noite desta sexta-feira (9/8), resgatou uma capivara dentro de uma casa, no Lago Sul, entorno de Brasília.
De acordo com informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), se trata de uma capivara adulta, que pesa aproximadamente 35 quilos.
Ela estava em uma residência localizada na QL 22, conjunto 5, SHIS do Lago Sul. O animal estava refugiado na varanda de uma residência, que fica próximo ao Lago Paranoá, por volta das 22h.
Resgate
Os policiais militares quando foram informados da presença do animal na residência, fizeram o resgate da capivara, que apresentava ferimentos no dorso e provável fratura na coluna.
A suspeita é de que o animal pode ter sido atropelado por embarcações, escapado de alguma armadilha feita com cabos de aço, ou até mesmo ferido pelo grupo, na briga pela liderança, sendo expulso por estar doente e oferecer riscos aos demais da mesma espécie.
Ela precisará ser submetida a um atendimento veterinário, que será feito por parte dos órgãos ambientais e em seguida será entregue ao Cetas/Ibama, onde será novamente avaliada para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Além de caso da capivara dentro de residência, neste mês lobo-guará foi devolvido à área de preservação ambiental
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental capturou um lobo-guará, de aproximadamente um metro e meio de altura e que pesa cerca de 35 quilos.
De acordo com informações da corporação, o animal estava em uma chácara localizada no Lago Oeste, em Sobradinho (DF).
Ainda segundo o batalhão, o lobo-guará estava aterrorizando a crianção de galinhas da propriedade. Na captura, os policias precisaram utilizar monitoramento e colocar uma armadilha com isca viva.
O animal foi avaliado e depois de ser constatado que ele estava saudável, ele foi solto em uma área de preservação ambiental.