Neste sábado (10/8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um novo alerta de baixa umidade do ar e risco potencial de problemas causados tempo seco em cinco regiões de Goiás. Conforme a publicação, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. O alerta emitido é para perigo potencial, o que significa que a situação meteorológica é potencialmente perigosa. As regiões mais afetadas são: Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), Goiás tem apenas duas estações sazonais que são a seca e a chuvosa. A “estação seca” começa em abril e estende-se até a primeira quinzena de outubro. Neste período, é maior o risco de incêndios florestais e de problemas à saúde decorrentes da baixa umidade do ar, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O INMET listou algumas instruções de como prevenir os problemas durante a predominação do tempo seco.
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Baixa umidade do ar predomina no Dia dos Pais em Goiás
De acordo com previsão do Instituto Climatempo, o fim de semana será de sol e calor na região Centro-Oeste, pois fica sob o domínio de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. Para o domingo (11/8), dia em que comemora-se o Dia dos Pais, a previsão é a mesma.
De hoje até a próxima terça-feira (13/8), as temperaturas nos municípios goianos variam de 12ºC a 35ºC. Já na quarta-feira (14/8), a máxima pode chegar aos 36ºC, segundo previsão do Inmet.