Após participar da Assembleia do Consórcio Brasil Central em Brasília, na última terça-feira (6/8), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou uma compra coletiva de medicamentos voltada para as secretarias da Saúde dos Estados que integram o Consórcio. De acordo com o governador, o investimento em medicamentos para Goiás será de cerca de R$ 1,5 milhão de reais.
Conforme Caiado, marcada para novembro, a ação conjunta vai gerar uma economia de 30% ao Estado. O Consórcio Brasil Central é composto por sete Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Distrito Federal.
O presidente do Consórcio Brasil Central e governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, informou que a iniciativa envolvendo a compra dos medicamentos tem parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), e explicou o passo a passo. De acordo com ele, será publicado o chamamento, o edital que vai nortear a compra. “O Consórcio vai ratear o valor com os estados. Como o pagamento será à vista, dará mais poder de negociação. Nosso interesse é realmente baratear o custo”, explica.
Acompanharam o governador na reunião o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Pedro Sales; e o secretário de Administração, Bruno Magalhães.
Anteriormente no mesmo dia, Caiado esteve com a bancada federal goiana para discutir soluções envolvendo o fornecimento de energia elétrica no Estado, atualmente gerido pela Enel. E pela manhã, participou do Fórum de Governadores, que teve como principal pauta as próximas etapas da Reforma da Previdência, bem como a Reforma Tributária, que deve entrar em discussão no Congresso Nacional neste segundo semestre.
Caiado comemorou investimento em medicamentos para Goiás: “estamos avançando na compra de medicamentos de alto custo”
Pelo Instagram, Caiado celebrou o resultado da compra coletiva de medicamentos. Veja abaixo o que disse o governador:
“Sempre defendi a união de forças em prol do cidadão! Tenho muita alegria em anunciar que estamos avançando na compra de medicamentos de alto custo. Estivemos em Brasília hoje para a Assembleia de Governadores do Consórcio Brasil Central. Através da compra compartilhada de medicamentos, teremos para Goiás o investimento de quase R$ 1,5 milhão em medicamentos. Vamos beneficiar quem precisa, além de gerar uma economia de 30% para os cofres públicos. Outros assuntos também fizeram parte da reunião, como a Lei Kandir, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e a Reforma Tributária.”