A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon Goiás) divulgou, recentemente, o ranking das empresas que mais tiveram reclamações no mês de julho de 2019. Voltaram a ficar no topo da lista a Oceanair Linhas Aéreas S/A (Avianca), e a Caixa Econômica Federal (CEF), figurando respectivamente em primeiro e segundo lugar.
Ao todo, foram 50 empresas que entraram na lista e que foram alvo da insatisfação dos consumidores em julho deste ano. De acordo com a superintendência, a divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e “objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento”.
De acordo com o órgão, a lista denominada de “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais.
A companhia aérea Avianca lidera o ranking de processos, devido aos transtornos causados pelo pedido de recuperação judicial da mesma. Em segundo lugar ficou a Caixa Econômica Federal.
O Procon Goiás esclarece ainda que no total do conglomerado Claro S/A, que também figura na lista, é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com a CEF por e-mail, e aguarda um posicionamento. Ainda não foi possível o contato com a Avianca.
Confira a lista completa das empresas mais reclamadas clicando aqui.
Ranking do Procon Goiás que traz Avianca e Caixa como líder objetiva informar população
Conforme o Procon Goiás, com a publicação mensal dos rankings, o órgão quer fazer com que os consumidores avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. “A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão”, declara o site oficial.
Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.