Uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai foi encontrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) escondida no meio de caixas de repolho, em um caminhão que estava a caminho do Piauí, na noite do último domingo (28/7). A apreensão foi feita na BR-153, no município de Uruaçu, a 280 quilômetros de Goiânia.
Conforme informações da PRF, tudo começou quando agentes da corporação pararam um caminhão Mercedes Benz (um baú verdureiro) para fiscalização de rotina. Ao averiguar o veículo, os policiais se surpreenderam com a carga encontrada. Escondidas entre as várias caixas de repolho, os policiais encontraram cerca de 1.500 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai.
Segundo informações prestadas pelo motorista aos agentes da PRF, a carga saiu do Terminal de cargas do aeroporto de Congonhas em São Paulo (SP) e deveria ser entregue em Teresina, no Piauí. Ainda de acordo com o motorista, pelo transporte ele receberia R$ 2.500 reais.
Além de cigarro contrabandeado no meio das caixas de repolho, polícia encontro comprimidos de rebite, em Uruaçu
A carga fruto de contrabando não foi a única coisa ilegal encontrada pelos agentes da PRF.
Na mala do motorista foram encontrados 96 comprimidos de rebite, segundo o condutor do caminhão, a droga foi entregue pelo proprietário do veículo. Ele disse ainda que ingeriu dois comprimidos da droga e foi orientado a fazer o trajeto com o menor tempo possível.
O rebite é uma droga ilícita da família das anfetaminas, que age diretamente no sistema nervoso central e faz com que as capacidades físicas e psíquicas fiquem mais rápidas por um determinado tempo. Com o objetivo de conseguir dirigir por várias horas sem parar, muitos motoristas usam as anfetaminas para criar essa resistência, porém muitos deles não sabem ou ignoram os efeitos do rebite.
A ação da droga tem um período para ser finalizada, sendo assim, sempre que esse tempo vai chegando ao fim, o motorista ingere uma nova dose do rebite e isso vai se repetindo no decorrer do dia. Para que o efeito do rebite aconteça como o caminhoneiro quer, é necessário consumir, em média, 20 comprimidos por dia.
Essa quantidade e, ainda mais, a frequência com que essa substância é consumida faz com que o condutor cria uma dependência e um ciclo vicioso no rebite. O consumo cria uma mistura de sensações no cérebro e, com isso, os reflexos são prejudicados, o que causa a maioria dos acidentes nas vias.
O motorista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.