A Fundação Universitária Evangélica, Funev, ficou em primeiro lugar no chamamento público para escolha da nova Organização Social (OS) que fará a gestão do Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA), conforme resultado divulgado na última quarta-feira (17/7). A fundação, ligada à mantenedora do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) agora aguarda a decisão final da Secretaria de Saúde de Goiás, que cumpre o prazo de recurso da segunda colocada.
Ao Dia Online, o reitor da UniEvangélica, Dr. Carlos Hassel Mendes, comemorou o resultado do pleito. Hassel é membro da Funev, fundação ligada à Associação Educativa Evangélica, mantenedora da instituição de Ensino Superior. Segundo ele, o clima é de otimismo e “a expectativa é grande” quanto à nova gestão do hospital, tanto por parte da fundação quanto por parte da comunidade anapolina.
Hassel conta ainda que a Funev era reconhecida como OS pelo governo desde o ano de 2012, mas o edital para a nova gestão do HUANA exigia qualificação técnica para a área da Saúde. “Entramos em tempo hábil e tivemos parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretária de Saúde, mas o decreto não saiu a tempo. Então entramos na Justiça para participar da abertura das propostas”, comentou.
Quanto a possíveis mudanças que o hospital passará com a nova gestão, Hassel garante que todas serão estritamente feitas conforme determinadas pelo edital. “O edital de chamamento prevê uma série de mudanças [no HUANA], como aumento da utilização de leitos de UTI, ativação de todos os leitos do centro cirúrgico e outros. Nós temos que seguir estritamente o que é determinado, tanto é que nossa proposta saiu vencedora no pleito”, declarou o reitor.
Funev, fundação ligada à UniEvangélica, ainda precisa aguardar decisão final da SES
Apesar de estar otimista com o chamamento para a gestão do Hospital de Urgências de Anápolis, o reitor Dr. Carlos Hassel informou que o processo ainda não está finalizado. A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) cumpre, agora, o prazo para recurso da OS que ficou em segundo lugar. O resultado final que deve determinar a nova gestão para a Funev deve sair, conforme Hassel, na próxima terça-feira (30/7).
“Nós temos notícia de que a OS que ficou em segundo lugar está recorrendo administrativamente, mas temos conhecimento de ouvir dizer, não sabemos a justificativa”, informou Hassel.
De todo modo, o reitor disse que o clima de otimismo é grande, assim como a expectativa da comunidade de Anápolis para o HUANA. “Mesmo sendo estadual, o hospital tem impacto muito grande. Ele atende atualmente mais de 70 municípios, para se ter uma ideia. Estamos muito animados”, encerrou Hassel.