O Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), em Operação Férias Turista Seguro, resgatou cinco turistas que estavam em uma canoa que afundou no Rio Araguaia, e Aruanã. O incidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (22/7), em uma região próxima a Praia do Cavalo. Não houve feridos; todos os passageiros usavam colete salva-vidas.
Este é o quarto caso caso registrado durante a temporada de férias 2019 no Rio Araguaia. No dia 6 de julho, os bombeiros salvaram nove vítimas de um barco que virou no Rio Araguaia. Entre os passageiros da embarcação estavam três crianças e seis adultos, sendo um deles uma idosa de 83 anos. Todos foram resgatados sem ferimentos.
O incidente ocorreu a um quilômetro de distância do Porto de Itacaiú, onde está instalada um base de apoio da Operação Férias Turista Seguro. No dia 30 de junho um outro caso já havia sido registrado. Na ocasião, quatro pessoas caíram no Rio Araguaia, em Aruanã, depois que começou a entrar água no barco.
No último dia 14, um grupo com oito pessoas, sendo sete adultos e uma criança, foi resgatado depois que a canoa em que eles estavam afundou no Rio Araguaia, também em Aruanã. Uma das hipóteses é que a embarcação estava com mais peso que o suportado. Todos usavam coletes salva-vidas e foram resgatados sem ferimentos.
Operação Férias Turista Seguro no Rio Araguaia
Foi lançada em Goiás, no final de junho, a Operação Férias Turista Seguro, que realiza, durante toda a temporada, trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de apoio de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.
Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. A corporação ressalta que os militares receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.