Uma recente polêmica em torno do mais novo slogan da campanha de turismo, adotado pelo governo federal e lançado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), tem dado o que falar. Isso porque grupos políticos ligados à oposição acusam a mensagem do slogan de ter cunho sexual. Entretanto, especialistas e estrangeiros parecem não concordar com as acusações.
Tudo começou no dia 16/7, quando a Embratur, autarquia ligada ao Ministério do Turismo, apresentou sua mais nova marca de campanha do turismo brasileiro: um slogan nas cores verde e amarelo com a mensagem “Brazil: visit and love us”, que na tradução literal significa “Brasil: visite e nos ame”.
A mensagem está em inglês, que explica o “Brazil” com Z, e é voltada para estrangeiros, fazendo um convite à visitação do país. Entretanto, imediatamente após o lançamento do slogan, grupos políticos de oposição ao governo Bolsonaro começaram a acusar a mensagem de ter duplo sentido. Segundo militantes e pessoas ligados à política, a frase “visite e nos ame” seria uma referência ao turismo sexual, um grave problema detectado no Brasil.
Porém, a acusação parece não fazer sentido para estrangeiros e especialistas. Uma professora de Inglês, popular no YouTube por suas aulas dinâmicas e descontraídas, comentou o caso. Carina Fragozo fez uma análise do slogan e, após consultar uma amiga norte-americana, confirmou não ter visto nada demais no slogan.
No vídeo em questão, Fragozo aborda a tradução, que apesar de significar literalmente “visite e nos ame” pode ter, de acordo com ela, um sentido amplo como “visite e se encante, se apaixone por nós”.
Sobre a polêmica levantada pelos grupos de oposição ao presidente, a professora explica que a mensagem em inglês, língua universal do turismo, trata-se nada mais do que um convite simpático para o turismo, o que não deixa nenhuma margem para conotação sexual. “Para ter um cunho sexual, a mensagem teria que ser “visit and make love with us” que quer dizer “nos visite e faça amor com a gente”, o que não é o caso”, diz Fragozo no vídeo.
A professora também diz que, para matar a dúvida, consultou uma amiga norte-americana do canal no YouTube Ask Jackie. A moça também afirmou, segundo Fragozo, não ter visto nada demais no slogan do governo, e que, inclusive, achou a mensagem “fofa”.
A professora, no vídeo, ainda mostra a reação de mais três estrangeiros ao slogan: uma norte-americana, um australiano e um sul-africano. De todos, apenas o último disse que visto o slogan poderia ter um sentido ambíguo.
Embratur confirmou que novo slogan não possui conotação sexual
Em nota, a Embratur se manifestou pela polêmica. Surpresa pela polêmica, uma vez que o novo slogan não causou tal reação em estrangeiros, a autarquia disse que “não há sentido em fazer essa ligação”. Veja a nota abaixo:
“A nova marca da Embratur para promoção do Brasil no exterior tem como objetivo representar um ícone conhecido mundialmente, que é a bandeira nacional, e reforçar sua internacionalização, ao utilizar o nome do País em inglês, idioma do turismo mundial, facilitando também as buscas no ambiente digital pelo termo “Brazil”.
Somos um país aberto ao turismo, com iniciativas que atraem os turistas estrangeiros, como a isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, e o encantamento que a cultura e o povo brasileiro provocam é reforçado pela expressão “love us”, respaldada pela pesquisa do Ministério do Turismo em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar.
Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime.”