A umidade relativa do ar varia entre 12% e 20% nesta terça-feira (16/7), em algumas cidades, devido a massa de ar seco estacionada sobre o estado de Goiás. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um alerta de perigo válido durante todo o dia. O órgão reforça que neste período existe risco potencial de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), elaborado por análise de imagens de satélite, prevê também a continuidade de grande amplitude térmica, que provoca temperaturas amenas no início da manhã e elevadas no período da tarde. Na capital, as temperaturas desta terça-feira (16/7) variam entre 13ºC e 31ºC.
Regiões de Goiás afetadas pela baixa umidade do ar
Segundo o alerta publicado pelo INMET, as regiões Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste de Goiás são as mais afetadas pela baixa umidade do ar. O Distrito Federal, o Nordeste e Norte Mato-Grossense, o Sudeste, Sul e o Oeste Tocantinense também estão em alerta. O maior período de risco está entre 11h e 18h de hoje (16/7).
Entre os municípios goianos em alerta estão: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte, Cocalzinho de Goiás, Corumbá De Goiás, Cristalina, Crixás, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Mozarlândia, Mundo Novo, Uruaçu e Valparaíso de Goiás, entre outros.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar
Durante o dia, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. É grande o risco de incêndios florestais e de problemas à saúde decorrentes da baixa umidade do ar, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O INMET listou algumas instruções de como prevenir os problemas durante a predominação do tempo seco. Veja abaixo:
- Beba bastante líquido;
- Atividades físicas não são recomendadas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).