Atendendo recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, por meio de liminar, que a partida entre Atlético Goianiense e Vila Nova tenha torcida única, no caso a torcida do Dragão, time mandante. Disputa está marcada para 16h30 deste sábado (13/7), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
Segundo explicado na recomendação, assinada pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT) do MP, Diego Osório da Silva Cordeiro, “a restrição do acesso ao jogo a uma única torcida, sem acesso dos torcedores visitantes, é necessária em razão do histórico violento dos últimos eventos que envolveram as equipes.”
O documento cita como exemplo a semifinal do Campeonato Goiano de 2019, ocorrida em 7 de abril, quando, mesmo com torcida única, aconteceram provocações, insultos e agressões entre jogadores e funcionários de ambos os clubes, após o final da partida.
Jogo com torcida única visa segurança no estádio
Na recomendação, o MP-GO também menciona a manifestação feita pelo Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos da Polícia Militar (PMGO), em que a corporação demonstra preocupação com o comprometimento da segurança na partida e o risco de confronto. No texto, a corporação também solicitou intervenção para que o jogo fosse realizado com torcida única.
Considerando o documento, o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, deferiu liminar requerida pela Procuradoria-Geral de Justiça Desportiva (PGJD) e determinou a adoção das medidas necessárias para que o jogo entre o Atlético Clube Goianiense e o Vila Nova ocorra com torcida única. A determinação deve ser cumprida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelos dois clubes.
O jogo está marcado para 16h deste sábado (13/7), no Estádio Antônio Accioly, no Setor Campinas, em Goiânia. Apenas a torcida do Atlético Goianiense, time mandante, poderá comparecer ao local.
Escalação de Atlético Goianiense e Vila Nova
Atlético: Kozlinski; Jonathan, Lucas Rocha, Gilvan, Nicolas; André Castro, Moacir, Jorginho; Matheus, Mike, Pedro Raul. Técnico: Wagner Lopes
Vila Nova: Rafael Santos; Jefferson, Wesley Matos, Diego Jussani, Hélder; Ramón, Joseph, Neto Moura, Alan Mineiro; Mateus Anderson, Bruno Motta. Técnico: Eduardo Baptista.