Com as baixas temperaturas marcadas nos termômetros no mês Julho, os goianos já foram bem avisados para a chegada do inverno. E junto com o frio e o clima seco as doenças respiratórias também costumam aparecer, como é o caso da gripe e meningite. O Hospital de Doenças Tropicais dr Anuar Auad (HDT) ensinar como se prevenir e cuida da saúde no inverno.
De acordo com o infectologista do HDT, Alexandre Costa, explica como vírus da gripe age no organismo humano. Segundo ele, o vírus penetra no organismo em principal pelas mucosas do nariz, boca e olhos e convivem bem com temperaturas baixas. Os principais sintomas da doença são febre, calafrio, dores musculares, tosse, congestão coriza, dores de cabeça e fadiga.
Segundo o médico, os paciente que chegam ao hospital com quadro de doenças respiratórias, são internados quando as casos sã mais grave. No entanto, de forma geral, a gripe é tratada com medicação para aliviar os sintomas, com exceção do vírus H1N’, que possui um medicamento específico para o tratamento.
No caso da meningite, segundo o especialista, os sintomas costumam ser diferente. A doença é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula também tem sua incidência aumentada nessa época do ano. Isso acontece devido aos ambientes fechados e pouco ventilados.
A meningite é mais perigosa que a gripe comum e pode levar à morte. Em principal, pessoas mais suscetíveis como é o caso de crianças e idosos. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas e rigidez na nuca.
Ações que ajudam a prevenir as doenças respiratórias comuns no inverno
1) Lavar as mãos com regularidade e evitar ambientes fechados e pouco ventilados.
2) Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel sempre que tossir ou espirrar e proteger a boca e o nariz com lenços ao tossir ou espirrar.
3) Higienizar as mãos depois de usar o banheiro e antes de comer, de tocar os olhos, boca ou nariz.
4) Evitar levar as mãos aos olhos, nariz ou boca antes de higienizá-las.
5) Manter os lugares sempre arejados e recebendo a luz solar, pois ajudam a eliminar possíveis agentes das infecções respiratórias.
6) Manter alimentação balanceada, ingerir líquidos e praticar atividades físicas também são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico.