O trecho sentido Norte-Sul da Avenida Goiás, em Goiânia, interditado para construção de uma rede de drenagem, deve ser liberado no fim deste ano, segundo cronograma da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público (Seinfra). As obras tiveram início nesta terça-feira (9/7). A rede completa tem 2,6 quilômetros e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário; a conclusão total dos serviços está prevista para 2020.
“Cumpriremos o cronograma com extrema rigidez para entregarmos a obra no tempo contratado, ou seja, até o final do ano no trecho Norte-Sul da Avenida Goiás e agosto de 2020 a rede completa, com a construção na outra pista da Avenida”, reforçou o secretário de Infraestrutura, Dolzonan da Cunha Mattos.
Mudanças no trânsito da Avenida Goiás
Para fluidez no tráfego de veículos que utilizam a via, foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) um sistema de sinalização e novas alternativas de rotas e desvios.
No trecho da Avenida Goiás entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba (sentido Norte/Sul), o trânsito será desviado para as Ruas 70 (automóveis) e Rua 68 (ônibus), sendo que será proibido estacionar do lado direito das duas vias. Os semáforos nos cruzamentos da Independência e da Paranaíba receberão ajustes de três tempos e placas de orientação sobre os desvios e proibições serão instaladas.
Rede de drenagem na Avenida Goiás
Com objetivo de solucionar os problemas de enchentes e alagamentos nas proximidades da Avenida, região da Rua 44, Avenida Independência, Praça do Trabalhador, Praça do Bandeirante e Praça Cívica, a construção da rede de drenagem será feita em três etapas.
Na primeira, as obras serão executadas entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba; na segunda, da Avenida Paranaíba à Avenida Anhanguera; e na terceira, da Avenida Anhanguera até a Praça Cívica. Concluídas essas três etapas, as obras serão realizadas na outra pista.
Ao todo, são contemplados 2,6 quilômetros, que vão da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, são usados materiais com capacidade de vazão de 10 mil litros de água por segundo. A obra, parte integrante do complexo do BRT, é orçada em R$ 7,8 milhões.