O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou na tarde desta quarta-feira (10/7), durante um encontro com o ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, a data para a assinatura para concessão da Ferrovia Norte-Sul, que abrange o estado de Goiás. A data escolhida para a assinatura foi o aniversário de 112 anos do município de Anápolis, 31 de julho.
Durante sua fala ao lado do governador, o ministro Tarcísio Gomes disse que a assinatura da concessão em Anápolis, terra natal de Caiado, significa a “retomada do setor ferroviário no Brasil”. “Nós vamos começar a ver a operação ferroviária de verdade, de carga geral, de commodities, vamos ter containers nessa ferrovia”, comemorou o ministro.
Caiado, em clima de festejo, parabenizou o ministro e agradeceu o que ele chamou de “presente para o povo anapolino e para Goiás”. Pelo Twitter, o governador classificou positivamente a assinatura da concessão da Ferrovia Norte-Sul, e anunciou a presença do presidente Bolsonaro na solenidade. “Ótima notícia! O ministro @tarcisiogdf confirmou para o dia 31 de julho, em Anápolis, aniversário de 112 anos da minha cidade natal, a assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul. Com a presença de @jairbolsonaro”.
A Ferrovia Norte-Sul
A Ferrovia Norte-Sul, estrada de ferro que corta o eixo central do país, é um projeto que já vem se arrastando há mais de 30 anos.
Dos 4.500 quilômetros de trilhos planejados, saíram do papel, até hoje, 1.575 quilômetros, que são pouco utilizados. As obras de construção da ferrovia começaram ainda em 1987. O trecho entre Açailândia, no Maranhão, e Anápolis, em Goiás, com cerca de 1.550 quilômetros, está pronto para uso. Já o trecho entre Ouro Verde, em Goiás, e Estrela d’Oeste, de 682 quilômetros, está com as obras em andamento.
A ferrovia foi projetada para ser uma espécie de espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro. A expectativa é de que, ao integrar o território nacional, ajude a baixar os custos do transporte de carga no país.