Uma operação da Polícia Militar, realizada no trecho entre o município de Aragarças, em Goiás, e Barra do Garças, no Mato Grosso, descobriu na madrugada desta segunda-feira (8/7) para hoje, além de um grande carregamento de maconha, um sistema secreto de comunicação usado pelos traficantes para alertar uns aos outros quanto a possíveis barreiras policiais.
A Operação Fecha Divisas, que tem como objetivo a realização de diversas ações a fim de evitar crimes nas divisas do estado de Goiás com Mato Grosso, conta com equipes policiais do COD, Rotam e CPE. Durante uma das ações da operação, na madrugada de hoje, os policiais apreenderam 500 quilos de maconha (meia tonelada) num dos carros abordados.
A apreensão foi feita depois que os policiais avistaram dois veículos adentrando um hotel em Aragarças, com atitude suspeita. Os policiais abordaram dois indivíduos que estavam num GM/Astra e num VW/Gol. Durante a busca veicular, as equipes acabaram encontrando a droga, bem como rádios comunicadores.
Diante do flagrante, os criminosos foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de Aragarças para a formalização da prisão.
Presos em Aragarças, traficantes tinham um sistema próprio e secreto nos veículos para se comunicarem
Além da apreensão da grande quantidade de drogas no veículo abordado, um outro fato que chamou a atenção dos policiais na Operação Fecha Divisas foi o sistema de comunicação usado pelos suspeitos de tráfico.
De acordo com o Tenente Araújo, um dos policiais atuantes na operação, no dispositivo que aciona o desembaçador do carro (atrás do volante) os suspeitos implantaram um sistema de transmissão. O carro dotado com esse dispositivo ia sempre à frente, e ao se deparar com alguma barreira policial ou viatura, o motorista mantinha pressionado o botão modificado, que transmitia um alerta para o motorista de trás, no caso, outro traficante.
O criminoso, então, ciente do alerta mudava sua rota, evitando, assim, ser pego pelos policiais. Veja o vídeo abaixo: