A Avenida Goiás, sentido Norte/Sul, entre as avenidas Independência e Paranaíba, no Centro de Goiânia, será interditada a partir desta terça-feira (9/7), para construção da rede de drenagem. Obras têm como objetivo solucionar os problemas de enchentes e alagamentos nas proximidades da Avenida, região da Rua 44, Avenida Independência, Praça do Trabalhador, Praça do Bandeirante e Praça Cívica. Segundo a Prefeitura, a via também será requalificada e preparada para funcionamento do BRT.
A construção da rede de drenagem será feita em três etapas. Na primeira, as obras serão executadas entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba; na segunda, da Avenida Paranaíba à Avenida Anhanguera; e na terceira, da Avenida Anhanguera até a Praça Cívica. Concluídas essas três etapas, as obras serão realizadas na outra pista.
Mudanças no trânsito da Avenida Goiás
Para fluidez no trânsito, será estabelecido pela Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) um sistema de sinalização e novas alternativas de rotas e desvios.
No trecho da Avenida Goiás entre a Avenida Independência e a Avenida Paranaíba (sentido Norte/Sul) o trânsito será desviado para as Ruas 70 (automóveis) e Rua 68 (ônibus), sendo que será proibido estacionar do lado direito das duas vias. Os semáforos nos cruzamentos da Independência e da Paranaíba receberão ajustes de três tempos e placas de orientação sobre os desvios e proibições serão instaladas.
Construção da rede de drenagem na Avenida Goiás
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), a obra da rede de drenagem teve início em março deste ano, e começou pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Capim Puba, de lá passará pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, seguirá pela Rua 74 e subirá a Avenida Goiás, cruzará a Avenida Independência e chegará até à Praça Cívica.
O trecho entre o Setor Norte Ferroviário e a Avenida Independência deverá ser concluído até o final do próximo mês. A sequência, na Avenida Goiás, avançará em conjunto com os demais serviços do BRT, com previsão de término para agosto do próximo ano. A rede de drenagem completa tem 2,6 quilômetros e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário; orçamento para as obras é de R$ 7,8 milhões.
BRT
Para funcionamento do BRT, serão construídos na Avenida Goiás estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes. As calçadas serão readequadas, conforme as normas de acessibilidade e arborizadas, com a troca das espécies que estiverem condenadas; uma iluminação de LED será adotada em toda a via.