Um homem de 39 anos, condenado por estuprar e engravidar a enteada de 11 anos, foi recapturado na madrugada desta quinta-feira (4/7), em Goianésia, região Central do estado. Ele estava foragido da Justiça desde 2017. O crime ocorreu há cerca de dez anos em uma fazenda da zona rural de Barro Alto, interior de Goiás.
De acordo com a Polícia Civil (PC), o homem, que não teve a identidade revelada, foi condenado há 21 anos de prisão. Ele chegou a cumprir seis anos da pena, mas foi ao progredir para o regime semiaberto, descumpriu as regras e se mudou para Goianésia, onde ninguém o conhecia. Ainda conforme a corporação, ele constituiu uma nova família.
Denúncia anônima entregou padrasto que estuprou e engravidou enteada
A polícia chegou ao suposto estuprador depois que recebeu uma denúncia anônima no “Disque Denúncia”. Cerca de 12 horas após receber a informação, a DP de Goianésia conseguiu localizado e prendê-lo no exato momento que ele saia de casa. Ao ser abordado, de acordo com a PC, ele não esboçou nenhuma reação e confirmou a veracidade dos fatos.
O acusado foi levado para a Delegacia de Polícia, foi ouvido e em seguida encaminhado ao presídio de Barro Alto.
Segundo relatado pela PC, à época, as investigações apontaram que, em um ano, o homem teria mantido relação sexual com a menina pelo menos 15 vezes, sendo que na primeira vez a vítima tinha apenas 10 anos. Aos 11 anos a criança engravidou do padrasto, que registrou a criança.
Números
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados em 2015, revelam que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Por ano, desde 2017, são registrados ao menos 60 mil casos de violência sexual no país. Uma outra pesquisa, feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que 70% das vítimas de estupro em território brasileiro são crianças e adolescentes.