O Poder Judiciário do Estado de Goiás, junto com a iniciativa da sociedade civil, lançou o Projeto Luz Sobre Elas, que tem como objetivo resgatar a autoestima e o empoderamento de mulheres vítimas de violência doméstica por meio de fotografias. O projeto instituído no início da semana, pode ser exposto para a população como forma de incentivo.
A previsão é que o projeto seja desenvolvido por uma equipe de mulheres fotógrafas voluntárias e envolvidas com a causa. Elas farão os ensaios de mulheres que sofreram algum tipo de violência no âmbito doméstico e familiar, sejam eles abusos físicos, sexuais e ou emocionais. Para participar, basta à interessada no projeto assinar o termo de consentimento e liberação do direito da imagem.
Sobre o Projeto que atende vítimas de violência doméstica
O Projeto Luz Sobre Elas será administrado na comarca de Goiânia, como projeto experimental e nas comarcas do interior de acordo com a adesão do plano. O monitoramento ficará sob a responsabilidade da Corregedoria Geral da Justiça, assim como a manutenção do banco de dados com a relação das profissionais dispostas e aptas a participarem, além das mulheres vítimas de violência e participantes do projeto.
O público-alvo da iniciativa são mulheres que sofreram ou ainda sofrem qualquer abuso dentro do ambiente doméstico, que buscaram ajuda às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM). Também as que possuem processos em juízo, as que foram atendidas pela equipe multidisciplinar ou serviço de atendimento e apoio às vítimas de abusos domésticos e familiares.
As DEAM’s serão as responsáveis por indicarem mulheres interessadas em participar do ensaio fotográfico. Já a seleção da mulher participante será de responsabilidade da Secretaria Interprofissional Forense da Corregedoria Geral da Justiça, levando em consideração os critérios estabelecidos pelas equipes multidisciplinares, a fim de orientar a sessão de fotos.
Ensaios vítimas de violência doméstica
A intenção é que o ensaio de fotos possa dar visibilidade para a causa da situação de violência a mulher no âmbito familiar. A divulgação do ensaio será de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com exposições das fotos nas dependências dos prédios do Poder Judiciário, shoppings, delegacias ou outros espaços públicos.
De acordo com o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, as fotografias deverão ser realizadas por pelo menos uma vez ao mês, em estúdio das profissionais ou ao ar livre. As fotografias realizadas exclusivamente para o projeto não poderão ser vendidas.